Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Política

TSE aprimora segurança do Sistema de Filiação Partidária após fraude envolvendo Lula

No sistema do TSE, Lula ficou filiado ao PL por seis meses (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O Tribunal Superior Eleitoral inseriu a autenticação em duas etapas no Sistema de Filiação Partidária (Filia). A iniciativa tem o objetivo de aumentar a segurança do Sistema e evitar fraudes, como a ocorrida na filiação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Partido Liberal (PL), legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A partir de fevereiro, após cadastramento dos dados no Filia, será preciso confirmar as informações por meio do aplicativo e-Título. Para que seja implantada a atualização, o Sistema de Filiação Partidária ficará indisponível de 13 de janeiro até o início de fevereiro.

A medida foi tomada após a denúncia de fraude na filiação partidária de Lula, realizada na quinta-feira (11) pelo jornal O Globo. Na sexta-feira (12) o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes enviou informações para que a Polícia Federal investigue o caso.

Segundo consta no sistema do TSE, o presidente estava formalmente desligado do Partido dos Trabalhadores (PT) e vinculado ao PL desde 15 de julho de 2023. O procedimento já foi revertido e Lula já consta como filiado ao PT.

A inclusão dos dados que filiaram Lula ao PL teria sido feita pela advogada Ana Daniela Leite e Aguiar, que presta serviços ao PT, mas o partido negou que tenha realizado o procedimento.

De acordo com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, o movimento inverso foi feito com o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). Há cerca de dois meses, ele foi descadastrado do partido e filiado ao PT.

O TSE esclareceu que fornece uma senha para os administradores dos partidos, responsáveis pelos cadastros no sistema Filia. A filiação só é recusada em caso de erro nos dados cadastrais. Quando há duas filiações, a mais recente prevalece.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.