Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra na Europa

Ucrânia confirma convite para Brasil participar de “Cúpula da Paz” de Zelensky

Brasil Ucrânia
Representante do presidente Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, confirmou convite para o Brasil participar de evento sobre a guerra. (Foto: Presidência da Ucrânia/EFE)

Ouça este conteúdo

O chefe do gabinete presidencial da Ucrânia, Andriy Yermak, confirmou na manhã desta quarta (14) o convite feito ao governo brasileiro para participar da “Cúpula da Paz”, que será promovida pelo presidente Volodymyr Zelensky para tratar da guerra da Rússia contra o país.

Em uma mensagem postada em uma rede social, Yermak diz que conversou com o assessor de relações internacionais do Palácio do Planalto, Celso Amorim, para participar do evento que ainda não tem uma data confirmada.

“Falei sobre a preparação para a Cúpula da Paz Global, na qual a Ucrânia busca envolver a comunidade global para implementar a fórmula de paz do Presidente Zelensky. A experiência do Brasil em proteção ambiental é extremamente valiosa para nós”, disse.

Yermak mencionou, na postagem, que a destruição da barragem de Kakhovska pela Rússia, na semana passada, “provou a extrema relevância da fórmula da paz”.

VEJA TAMBÉM:

A intenção de convidar o Brasil para participar do evento já tinha sido mencionada no final de semana por Yermak, em que a Ucrânia pretende convidar países do chamado “Sul Global” para participar do encontro, como Índia, China, Arábia Saudita e nações africanas. Ele afirmou, ainda, que “quer ver o Brasil como um dos líderes da implantação do nosso Plano de Paz”.

O convite ao Brasil ocorre três semanas depois de Celso Amorim tentar conter a crise causada por declarações de Lula pela responsabilidade do conflito. O assessor do presidente disse que “não será fácil chegar a uma confluência. Será necessário que os dois lados cheguem à conclusão de que o custo da guerra é maior do que o custo de certas concessões”.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.