• Carregando...
Resgate de brasileiros
Nono voo de repatriação soma cerca de 1,4 mil brasileiros repatriados na operação Voltando em Paz.| Foto: divulgação/Gov BR e FAB

O nono voo de repatriação de brasileiros que estavam em Israel chegou ao Brasil na madrugada desta segunda (23) com 209 passageiros a bordo. O avião KC-30 (A330-200) da Força Aérea Brasileira pousou na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, vindo de Tel Aviv.

A expectativa é de que 15 estrangeiros de países próximos tenham vindo neste voo, mas a informação ainda não foi confirmada pelo Palácio do Planalto. O voo ainda transportou 9 animais de estimação.

A operação Voltando em Paz resgatou cerca de 1,4 mil brasileiros que pediram ajuda ao governo para retornarem ao país após o início da guerra de Israel contra o Hamas, no último dia 7 de outubro. Não há expectativa de novos voos, mas o governo afirma que pode programar mais resgates a depender de novos pedidos de repatriação.

"Tendo em conta as condições locais atuais e a operação regular do aeroporto de Ben Gurion, não se preveem voos adicionais para brasileiros em Israel", disse o Ministério das Relações Exteriores em nota.

Por outro lado, o voo de número 6 da operação ainda não retornou ao Brasil e está no Cairo à espera da abertura da fronteira de Gaza com o Egito, onde um grupo de cerca de 30 pessoas aguarda o resgate. A expectativa era de que houvesse uma abertura para estrangeiros neste fim de semana, mas apenas alguns caminhões com ajuda humanitária foram autorizados a atravessar a passagem pela cidade de Rafah, ao Sul do território conflagrado.

Segundo informou o Ministério das Relações Exteriores do Brasil na última semana, os brasileiros e parentes próximos estão abrigados em Rafah e em Khan Younis aguardando a liberação da fronteira pelo governo egípcio. Ônibus para o transporte deles até a passagem e depois até o aeroporto que será usado para o resgate já estão contratados pelo governo e de prontidão para o traslado.

Desde o início dos conflitos entre Israel e Hamas, há 17 dias, mais de 6 mil pessoas morreram, entre elas três brasileiros e parentes próximos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]