Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
União Nacional dos Estudantes

UNE diz que captura de Maduro “viola todos os princípios do Direito Internacional”

UNE
A União Nacional dos Estudantes criticou o ataque dos EUA à Venezuela. (Foto: Matheus Alves/UNE)

Ouça este conteúdo

A União Nacional dos Estudantes (UNE) divulgou neste sábado (3) um texto em que acusa o governo dos EUA de ter "sequestrado" o ditador Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores. Na nota, a entidade afirma que a ação da madrugada deste sábado "viola todos os princípios do Direito Internacional, a Carta das Nações Unidas e a soberania venezuelana".

O texto também menciona "danos causados às estruturas venezuelanas" e fala em "assassinato de civis no país" – informação que ainda não foi confirmada. Em seguida, a UNE diz que já havia denunciado em dezembro que os objetivos de Washington nunca foram o combate ao narcotráfico ou a defesa da democracia, mas "exercer seu controle imperialista sobre a América Latina".

A UNE sustenta que a Venezuela seria alvo por razões econômicas e estratégicas, citando que o país "é responsável pelas maiores reservas de petróleo do mundo" e o descrevendo como "estratégico aos interesses das multinacionais e do capital financeiro internacional". Diante do que chama de "ataque criminoso e terrorista", a UNE manifesta "solidariedade ao povo venezuelano e seu direito à autodeterminação, resistência e autodefesa".

Por fim, a entidade cobra uma postura do Brasil e convoca mobilização política. "O Brasil deve denunciar energicamente nos fóruns globais que a agressão contra a Venezuela representa um ataque à toda a América Latina", diz a UNE, que conclui a nota convocando "o conjunto dos movimentos sociais brasileiros" para uma agenda de mobilização.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.