• Carregando...
Luciano Bivar deve contestar o resultado da eleição para o comando do União Brasil.
Luciano Bivar deve contestar o resultado da eleição para o comando do União Brasil.| Foto: Renato Araujo/Câmara dos Deputados.

Em meio a uma crise interna, o União Brasil elegeu nesta quinta-feira (29) Antônio Rueda para comandar o partido até 2028. Rueda era o vice-presidente da sigla e entrou em choque com o então presidente Luciano Bivar. O ex-prefeito de Salvador ACM Neto foi escolhido o primeiro vice-presidente da legenda. Bivar, que não participou da eleição, anunciou que pretende contestar o resultado.

“As eleições para a executiva nacional do União Brasil seguiram rigorosamente as diretrizes do estatuto do partido. A chapa eleita teve a totalidade dos votos apurados, o apoio dos filiados e dos mais de 50 deputados, oito senadores e os quatro governadores do partido, demonstrando a unidade e a firmeza de propósitos do União Brasil”, disse Rueda, em nota

Nesta manhã, Bivar cancelou a convenção nacional marcada para esta quinta. No entanto, Rueda recorreu e conseguiu o apoio da maioria da Executiva do partido para prosseguir com o pleito. Ele venceu por 30 votos a 0, informou o Valor Econômico. Entre os nomes que apoiaram Rueda estão o senador Davi Alcolumbre (AP) e os ministros do Turismo, Celso Sabino, e das Comunicações, Juscelino Filho.

"A nova diretoria do União Brasil, eleita democraticamente nesta quinta-feira (29/2), vem a público agradecer o apoio dos filiados e delegados do partido. A realização do pleito foi uma demonstração do compromisso democrático e republicano da legenda", destacou o presidente eleito da legenda.

O União Brasil surgiu da fusão entre o DEM e o PSL, partido que elegeu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Rueda conseguiu o apoio da maioria dos parlamentares, dirigentes e do governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Já Bivar buscava se fortalecer entre a ala que veio do PSL, legenda que ele comandava antes da fusão. Em meio a disputa, Bivar chegou a acusar Rueda de usar a sigla “para fazer negócios".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]