i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Covid-19

Aprovação da vacina da Pfizer abre possibilidade de compra por estados, municípios e clínicas

  • PorGazeta do Povo
  • 23/02/2021 10:59
  • Atualizado em 23/02/2021 às 16:11
Vacina da Pfizer
Vacina desenvolvida pela Pfizer e BioNTech.| Foto: Joer Saget/AFP

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu registro definitivo à vacina da Pfizer/Biontech no Brasil. O comunicado foi emitido pela própria agência nesta terça-feira (23). O imunizante contra a Covid-19 é o primeiro a obter o registro sanitário definitivo no país. Mas, por enquanto, o governo federal não tem acordo de compra da vacina da Pfizer por discordar dos termos propostos pelo laboratório.

Apesar disso, dois fatos desta terça reforçaram a possibilidade de governos estaduais e prefeituras comprarem vacinas: um projeto de lei foi apresentado no Congresso para autorizar expressamente a compra de vacinas por estados e municípios; e o Supremo Tribunal Federal (STF) também permitiu a aquisição. Com isso, o imunizante da Pfizer passou a ser um potencial candidato à aquisição por outros entes da federação justamente por não haver acordo com o governo federal.

A aprovação do registro definitivo da vacina da Pfizer também abre a possibilidade de que clínicas particulares comprem o imunizante. Isso porque vacinas com registro emergencial – caso das duas atualmente em uso no Brasil, a de Oxford/AstraZeneca e a Coronavac – só podem ser utilizadas pelo poder público para grupos prioritários de vacinação.

Como o impasse com a União permite a compra da vacina por outros governos e setor privado

A Pfizer chegou a oferecer 70 milhões de doses ao governo federal para entrega em dezembro. Porém, a compra foi recusada pelo Ministério da Saúde alegando "cláusulas leoninas e abusivas" apresentadas pela empresa.

As negociações foram retomadas, mas não saíram de um impasse desde então. Segundo o governo federal, a Pfizer não aceita se responsabilizar por possíveis efeitos colaterais do imunizante. E, ainda de acordo com o Ministério da Saúde, quer que eventuais questionamentos jurídicos envolvendo a vacinação no Brasil não sejam resolvidos pela Justiça brasileira – e sim numa Corte de Nova York (EUA). A Pfizer alega que todos os países que compraram sua vacina aceitaram essa condição.

Com o impasse e a aprovação do registro definitivo na Anvisa, abre-se a possibilidade de que governos estaduais e prefeituras negociem diretamente com a Pfizer.

Teoricamente, estados e municípios já poderiam tentar comprar por conta própria vacinas contra o coronavírus. Decisão do ano passado do STF já permitia que governos estaduais e prefeituras adotassem medidas próprias de combate à Covid-19 – o que poderia incluir a aquisição de imunizantes. Porém, havia insegurança jurídica quanto a isso.

Mas, nesta terça (23), o Supremo formou maioria, em julgamento no plenário virtual, para permitir a compra de vacinas contra a Covid-19 por estados e municípios caso as doses ofertadas pelo Ministério da Saúde sejam insuficientes para atender a população local.

Além disso, um projeto de lei apresentado nesta terça-feira (23) pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), pretende deixar claro que governadores e prefeitos podem comprar vacinas contra o coronavírus por conta própria.

"Um projeto será concebido acredito que ainda hoje no Senado para que encontremos um caminho que autorize a União, mas também estados e municípios a assumirem os riscos das compras das vacinas", disse Pacheco antes de apresentá-lo. De fato, a proposta permite que o governo federal, os estados e os municípios contratem seguros privados contra possíveis indenizações de pessoas que venham a sofrer com efeitos colaterais de vacinas. A medida pode destravar inclusive as negociações entre o governo federal e a Pfizer.

O projeto de lei também prevê a possibilidade de compra de vacinas por empresas privadas. "Uma ideia que surgiu na conversa é a possibilidade da participação da iniciativa privada. Há inúmeros segmentos da iniciativa privada dispostos a auxiliar na aquisição dessas vacinas e contribuir para o país", afirmou o presidente do Senado. Mas, nesse caso, o setor privado teria de doar doses para o governo até que todo o público prioritário seja vacinado.

Mas, independentemente do projeto de lei, a aprovação do registro definitivo na Anvisa por si só elimina a impossibilidade legal de compra de vacinas pela rede particular – o que ocorre no caso dos imunizantes que têm apenas autorização para uso emergencial.

Vacina da Pfizer tem eficácia de 95% para duas doses e de 85% para apenas uma

Os estudos internacionais mostraram que a vacina da Pfizer/Biontech é segura e tem uma eficácia de 95% após a aplicação de duas doses. Mais recentemente, uma nova pesquisa realizadas em Israel, o país que mais vacinou sua população, indicaram que o imunizante da Pfizer atinge uma eficácia de 85% com apenas uma dose. Apenas para comparação, a eficácia da coronavac é de 50,38% e da vacina de Oxford/AstraZeneca, de 82,4% após duas doses e de 76% após a primeira aplicação.

Esse novo estudo envolvendo a vacina da Pfizer tem feito com que países que compraram o imunizante repensem a estratégia, avaliando suspender a aplicação do reforço para atingir um maior número de vacinados.

Um dos principais "problemas" para o uso da vacina da Pfizer em campanhas de imunização de larga escala, porém, eram as condições de armazenamento. Inicialmente, a recomendação era de mantê-las refrigeradas a uma temperatura de -70°C. Só freezeres especiais (e caros) têm essa capacidade – o que limitaria a distribuição principalmente em nações em desenvolvimento e pobres.

Mas, recentemente, esse entrave também foi superado. Novas pesquisas mostraram que as doses podem ser mantidas até -15°C por duas semanas. A Pfizer já solicitou a autoridades sanitárias de outros países que a recomendação anterior, de -70°C, seja revista.

46 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 46 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • S

    Salo

    ± 29 minutos

    Então, Governador e Prefeito, já negociaram com a Pfizer? Esta liberado pelo STF, portanto está nas mãos de vocês, que alardearam que comprariam e aplicariam no nosso povo, se pudessem. QUEREMOS VACINAS.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 5 horas

      "Anvisa: vacina da Pfizer é estável por até 5 dias entre 2°C e 8°C. A vacina da Pfizer se mostrou estável por até cinco dias em temperaturas de 2°C a 8°C, “e por até 2 horas a temperatura de até 30°C, antes de ser diluída e utilizada”. A informação consta da apresentação do gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes, em coletiva de imprensa na tarde desta terça (23). Na última sexta (19), dados enviados pela BioNTech e Pfizer à FDA mostraram que o imunizante pode ser conservado em temperaturas de -25ºC a -15ºC por até duas semanas, o que é padrão em congeladores médicos comuns."

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • S

        Sr. Walker

        ± 22 horas

        Benza Deus. Aleluia meu Senhor. E vade retro satanás bolsonaro.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • O

          O Pragmático

          ± 22 horas

          Excelente notícia. Quanto mais governadores, empresas e clínicas particulares tentarem comprar melhor. Até porque todo ano teremos de tomar a vacina. Mas para este ano não creio que terão sucesso. Sobre a necessidade de comprovar a segurança da vacina, acho que isso não importa mais para a população pois a ciência virou questão de fé.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            Maria Solange de Melo e Silva

            ± 23 horas

            Notícias boas nos faz ter esperança em dias melhores e mais promissores. Parabéns aos cientistas, que fazem tudo em prol da coletividade!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • I

              irineu umberto librenza

              ± 23 horas

              Registrando: isto se dá após 13 meses do início da pandemia com a tragédia já posta.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • C

                Celito Medeiros

                ± 23 horas

                Pfizer é considerada idônea e de responsabilidades. É muito estranho especialmente a não aprovação ontem e hoje aprovação ‘em definitivo de modo não regular’, como se pudessem ditar ordens para países pobres e explorando com ‘costas largas’. Não responsabilidade não é sobre a eficiência da Vacina, mas pela logística de distribuição, se explicassem dificultariam as vendas. > Quantos Freezers existem no Brasil de – 70 graus? Quantos municípios freezers de -15 graus, para apenas duas semanas...? Mais de 90% dos Municípios não possuem tais freezers! Expliquem como teremos tal Vacina sendo aplicada pelos compradores? Na crítica ou opinião também precisamos ser responsáveis!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • F

                  Freitas

                  ± 5 horas

                  Celito, atualize-se >>>"Anvisa: vacina da Pfizer é estável por até 5 dias entre 2°C e 8°C. A vacina da Pfizer se mostrou estável por até cinco dias em temperaturas de 2°C a 8°C, “e por até 2 horas a temperatura de até 30°C, antes de ser diluída e utilizada”. A informação consta da apresentação do gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes, em coletiva de imprensa na tarde desta terça (23). Na última sexta (19), dados enviados pela BioNTech e Pfizer à FDA mostraram que o imunizante pode ser conservado em temperaturas de -25ºC a -15ºC por até duas semanas, o que é padrão em congeladores médicos comuns."

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • R

                Rogério R

                ± 24 horas

                Única a receber o registro definitivo que permite comercialização no Brasil, mesmo sem ter sido testada aqui. Muito estranho!!!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • R

                  Roney Battaglini

                  ± 22 horas

                  Boa tarde! Houve teste no Brasil.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • Z

                Zé Costa.

                ± 24 horas

                As vacinas são experimentais , não foram testadas o suficiente , como o laboratório pode dar total garantia , neste caso quem toma está correndo um risco e sabe disso, então o governo que deixe de ser certinho , quando não pode ser, o risco existe mas a população quer a vacina, então liberem-na .

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                2 Respostas
                • F

                  Freitas

                  ± 5 horas

                  Zé Costa, a vacina está há meses sendo usada no mundo inteiro, principalmente nos países desenvolvidos. Foi aprovada definitivamente no Japão e você me vem com esse comentário?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • O

                  O Pragmático

                  ± 22 horas

                  Não é questão de querer. Qdo algo fere uma lei o servidor público não assina a compra pois é ele que pode ser preso depois.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • S

                Stanislau Surek

                ± 24 horas

                Ótima notícia!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • C

                  Celito Medeiros

                  ± 24 horas

                  Ninguém possui dúvidas de que a Vacina da Pfizer é eficiente. Mas se alguém tiver problemas terá que discutir no foro de Nova Iorque, além da exigência de garantias externas. Espero que no BRASIL seja resolvido com Vacinas ofertadas no mercado. Já devem estar fazendo isto, além das compras feitas e gradualmente distribuídas. A ANVISA afirmou que não poderia aprovar a Pfizer porque não enviaram a documentação exigida. Agora quem Aprovou foi o 'Gerente geral de Medicamentos', Brava Torres. Pode isto, Arnaldo? Será que as Clínicas terão garantias externas? Bem, a Lei ainda não foi aprovada! A temperatura é problema na distribuição e - 15 graus, freezer para duas semanas.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  3 Respostas
                  • F

                    Freitas

                    ± 5 horas

                    O Japão aprovou definitivamente a PFIZER, que já é usada em "trocentos" países civilizados.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • C

                    Celito Medeiros

                    ± 24 horas

                    Existem questões legais e ilegais, o que você aprova, comenta ou faz é problema seu. Diga, por que a Vacina não foi aprovada pelo Colegiado da Anvisa, como norma, e excepcionalmente está aprovada em definitivo? Se o Governo Federal comprar esta Vacina ou Ouro, então estamos mesmo nas mãos dos Dominadores, OMS etc... E você aplaudirá, tudo bem.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • S

                    Stanislau Surek

                    ± 24 horas

                    Se você pegar covid vai processar quem? Ninguém é obrigado a tomar a Pfizer, mas pelo que vi até agora vai ser essa que vou tomar se ele aparecer por aqui.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • J

                  JOSIL

                  ± 24 horas

                  O laboratório não se responsabiliza por possíveis efeitos colaterais nocivos, ESTÁ TUDO BEM? Tudo bem que as pessoas sirvam de cobaias? Os testes atingiram todas as faixas etárias e condições físicas das pessoas? Etc, etc.... Sempre tomei vacinas, desde criança, mas vacinas comprovadas e seguras. Essas todas, são seguras, imunizam, não comprometem a saúde? Ninguém, com dois neurônios é contra vacina, mas o mínimo de responsabilidade deveria ser exigido CASO SE, DE FATO, SE IMPORTAM COM VIDAS HUMANAS!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  3 Respostas
                  • O

                    O Pragmático

                    ± 22 horas

                    Podemos escolher? De onde vc tirou isso?

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • J

                    JOSIL

                    ± 23 horas

                    Companheiro, eu tenho um pouco mais de dois neurônios, sei conduzir a minha vida.....

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • S

                    Stanislau Surek

                    ± 24 horas

                    Você não é obrigado a tomar Pfizer. Tome as outras.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • J

                  Joao Jose da Silva

                  ± 24 horas

                  Demorou..mais ainda bem que a iniciativa privada entrou na jogada...se depender do sgt Pesadello ..vacina so 2025 !!!!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  2 Respostas
                  • J

                    Joao Jose da Silva

                    ± 23 horas

                    Querida..leia bula de seus remédios...qualquer erro é de responsabilidade do médico que prescreveu...Laboratorios nao assumem nada !!! O governo federal nao comprou as vacinas da Pfizer...porque nao tem freezers a menos 70C ..simples assim !!!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • L

                    Larissa

                    ± 24 horas

                    Então que ISENTE COMPLETAMENTE o governo federal de qualquer processo. Porque uma das cláusulas do contrato é justamente isentar a pfizzer de mortes, invalides, deformidades decorrentes da vacina. Além do mais que cada estado compre com dinheiro próprio os mega resfriadores para armazenamento da vacina que deve ser -70°C. Duvido que tenha uma clínica particular com cacife suficiente para a compra dos super resfriadores... Segue o baile

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • F

                  Freitas

                  ± 24 horas

                  "Todo o mundo ocidental comprou as vacinas da Pfizer e da Johnson & Johnson, mas o Brasil preferiu seguir a Argentina e a Venezuela no mundo bananeiro." - Agora, vamos amargar a fila de espera para assinar os contratos. Fila para contratos e sem data alguma para recebermos os imunizantes.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  4 Respostas
                  • F

                    Freitas

                    ± 5 horas

                    Larissa, todos os países que têm governantes que pensam no seu povo firmaram contrato para comprar a vacina lá em março do ano passado, quando os laboratórios começaram a desenvolver pesquisas mais robustas. Ninguém esperou aprovação de ANVISAS para firmar contrato. Eles se anteciparam e estão recebendo agora as vacinas. Entendeu?

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • F

                    Freitas

                    ± 5 horas

                    O Pragmatico >> Chile comprou e a usa desde dezembro. México também.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • O

                    O Pragmático

                    ± 22 horas

                    Vc que é um cara bem informado, poderia me dizer que países não desenvolvidos compraram da Pfizer?

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • L

                    Larissa

                    ± 24 horas

                    Errado, quem tem que entrar com o pedido de registro na Anvisa são os laboratórios e não o governo. O contrato que a pfizzer obriga os governos assinarem é que são cabulosos. De uma lida. No site da pfizzer tem o PDF para baixar.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • F

                  Freitas

                  23/02/2021 15:00:53

                  Ótima notícia. O problema é que o Brasil agora está na rabeira da rabeira da fila.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  4 Respostas
                  • F

                    Freitas

                    ± 5 horas

                    Larissa, em termos percentuais, o Brasil vacinou 6 vezes menos que os Estados Unidos e umas 4 vezes menos que o Chile. Portanto, você se enganou. Tem que comparar número de vacinados em relação ao total da população. Israel, por exemplo, já vacinou uns 90% da população. O Brasil mal chegou a 3%.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • L

                    Larissa

                    ± 24 horas

                    Errado. Brasil é um dos países que mais tem vacinado estatisticamente falando Está acho que em terceiro lugar. Hoje mesmo as 06:00 da manhã, chegaram mais 2 milhões de insumos, suficientes para produzir 10 milhões de doses.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • S

                    Stanislau Surek

                    ± 24 horas

                    E se você tiver efeitos nocivos do covid? Prefiro a Pfizer.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • J

                    JOSIL

                    ± 24 horas

                    O laboratório não se responsabiliza pelos possíveis efeitos colaterais nocivos da vacina, está tudo bem para você? Você irá tomar, aplicar em seus filhos - se os tem -, familiares, etc.? Já ouviu falar dos efeitos da Talidomida? Sabe que drogas também matam, prejudicam a saúde; não se chamam "drogas" atoa. Existem testes comprovados suficientes? Devagar meu companheiro, que o Santo é de barro! Elas imunizam com certeza? ETC, ETC, ETC, ...........

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • R

                  Ralph Hinkley

                  ± 23 horas

                  Alguma empresa farmacêutica séria deste país poderia organizar via web a reserva pré-paga e divulgação dos termos a serem assinados pelos futuros vacinados, com a possibilidade de eventualmente se transferir esse direito para outra pessoa, caso quem tenha feito a reserva seja vacinado antes. Quanto antes a população se vacinar, melhor para todos. Pelo visto, o Governo Federal não irá realmente assinar com a Pfizer. A vacinação ocorre em um ritmo lento e até 2022 boa parte das pessoas fora do grupo de risco não terá sido vacinada, mas ao se contagiarem poderão dar origem a variantes. Creio que com a vacinação a chance de novas variantes é diminuída. A ver com os especialistas.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  3 Respostas
                  • I

                    irineu umberto librenza

                    ± 23 horas

                    Se vacinar rapidamente ( como Israel, por exemplo ) a taxa de infecção cai e a possibilidade de mutações também cai dramaticamente, Dra. Larissa. Com a devida vênia.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • R

                    Ralph Hinkley

                    ± 23 horas

                    Bem pensado, Larissa. Obrigado pelo comentário. De qualquer modo, imagino que pessoas vacinadas tendam a desenvolver menos sintomas, por exemplo, espirrem menos, espalhando menos o vírus, resultando assim em menos contágios e em um menor risco de que surjam variantes ameaçadoras. O vírus e suas variantes são como cavalos selvagens, sendo que as vacinas ajudam a mantê-los sob uma rédea mais curta.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • L

                    Larissa

                    ± 24 horas

                    Vírus varia com ou sem vacina. Se não variasse, vc não precisaria tomar vacina da gripe todos os anos. Vai variar querendo os cientista ou não. Com vacina ou sem vacina

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • O

                  O Pragmático

                  23/02/2021 14:43:24

                  Com essas condições impostas pela Pfizer, os estados poderão comprar as vacinas sem ferir alguma lei? Quanto às clínicas particulares, estamos falando de 2022 em diante, claro. E cuidado com as vacinas falsificadas.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • M

                    Moraes

                    23/02/2021 14:41:08

                    Que permitam as clínicas particulares comprar e revender vacinas contra a peste chinesa. Acelerar a vacinação por todos os meios possíveis só vai ajudar!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • O

                      Omar Dias

                      23/02/2021 14:41:06

                      Cada dose desta vacina custa aproximadamente US$25.00. Ela deve ser mantida a 70oC negativos, o que exige uma logística especial, bem como equipamentos e manipulação diferenciados. Estados e municípios deveriam primeiramente entender os PROTOCOLOS DE TRATAMENTO PREVENTIVOS DE EMPRESAS PRIVADAS, como a PREVENTE SENIOR, por exemplo. Será mais dinheiro público escorrendo pelos ralos da corrupção, incompetência gerencial e ignorância. Mais uma conta que a nação brasileira irá pagar, por responsabilidade do STF.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • J

                        Joao Jose da Silva

                        ± 24 horas

                        Vc acha que o gov federal tinha freezer de menos 70 graus ??? Kkkkkkkkk

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • L

                      Leonardo Alves

                      23/02/2021 14:27:10

                      Já que o bolsonaro e seu testa de ferro pazzuelo são incompetentes pra comprar vacinas ( se fosse por eles até hoje só haveria 2 milhões de vacinas no Brasil) que delegue essa tarefa para os governantes .

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      2 Respostas
                      • F

                        Freitas

                        ± 24 horas

                        Bruno >>> Não tem vacinas sobrando, mas os que firmaram contrato primeiro estão sendo primeiramente atendidos. EITA, EITA, CAPPEITA.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • M

                        Moraes

                        23/02/2021 14:35:45

                        verdade, afinal tem vacina sobrando no mundo, logo os estados e municípios podem ir as compras e resolver todo esse problema! (ironia)

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    Fim dos comentários.