Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
DESARTICULAÇÃO

Líder na Câmara diz que base do governo Bolsonaro ‘simplesmente não existe’

Líder do governo na Câmara, deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO), durante entrevista exclusiva à Agencia Brasil
O líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL-GO). (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr) (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL-GO), afirmou neste sábado (20) que a base de apoio ao governo Bolsonaro "simplesmente não existe". Em uma série de tuítes, ele admitiu "contratempos" na articulação do governo e se defendeu das críticas e cobranças que recebe de colegas da base, que veem o parlamentar – que está em seu primeiro mandato de deputado – como inexperiente e inábil na costura de acordos e votações.

As últimas semanas ficaram marcadas por desencontros e derrotas do Planalto na Câmara, e atrasos na tramitação do principal projeto do governo na área econômica. No caso mais recente, a votação da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara teve de ser adiada – de quarta-feira (17) para a próxima terça (23) – por pressão de partidos do Centrão, que querem eliminar alguns pontos do texto original.

VEJA TAMBÉM:

"Tenho recebido críticas de pessoas que não sabem do contexto, nem das orientações que recebo do Presidente; não me conhecem e não sabem de onde vim; não têm a mínima noção das estratégias... por isso, vou falar mais aqui", escreveu.

Mais adiante, Vitor Hugo afirmou: "As eleições foram atípicas: dois partidos nanicos, rompendo os demais, elegeram um presidente honesto, cristão e patriota. Não houve loteamento de ministérios, acertadamente. Disso tudo, não resultou uma base. Ela simplesmente não existe. É a realidade."

"A responsabilidade de criação dessa base é compartilhada com vários atores, com destaque total para a Casa Civil [comandada por Onyx Lorenzoni] e a Secretaria de Governo [do ministro Carlos Alberto dos Santos Cruz]", prosseguiu. Segundo ele, enquanto não existir uma base mais estável, "estaremos expostos a todo tipo de contratempos".

Na sequência, o líder do governo na Câmara fez referência ao presidente Jair Bolsonaro: "Sei o que estou fazendo e estou alinhado com o 01". No Congresso, circulam há tempos rumores de que aliados pedem a Bolsonaro a substituição do líder na Câmara.

No dia em que a votação da reforma da Previdência na CCJ foi adiada, a líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann, chegou a ligar para o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, para pedir que ele enquadrasse Vitor Hugo porque ele não estaria conseguindo organizar a base do governo no colegiado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.