i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Corrupção na saúde

STJ afasta Witzel do cargo de governador do Rio e manda prender presidente do PSC

    • Gazeta do Povo, com Estadão Conteúdo
    • 28/08/2020 07:15
    • Atualizado em 28/08/2020 às 14:41
    Wilson Witzel
    O governador Wilson Witzel| Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

    O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou o afastamento imediato de Wilson Witzel (PSC) do cargo de governador do Rio de Janeiro por suspeita de corrupção, especialmente em contratos públicos na área da saúde para ações de combate à Covid-19. Pelo mesmo motivo, o STJ também mandou prender o presidente nacional do PSC, Pastor Everaldo, que é influente no governo do Rio.

    Os mandados judiciais foram cumpridos nesta sexta-feira (28) pela Polícia Federal (PF). Dentre diversos endereços, policiais estiveram no Palácio Guanabara, sede do governo do estado, e no Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador.

    Não há ordem de prisão contra Witzel, mas ele ficará afastado do cargo por 180 dias. A Procuradoria-Geral da República (PGR), responsável pela investigação, chegou a pedir a prisão do governador, mas o STJ negou o pedido.

    O afastamento do governador foi determinado para impedir a reiteração de crimes e para garantir o aprofundamento das investigações. Na decisão em que decretou o afastamento de Witzel, o ministro do STJ Benedito Gonçalves afirmou que o governador comandava uma “sofisticada organização criminosa” e que a medida cautelar tinha o objetivo de evitar que ele continuasse a “dilapidar o Erário do Estado do Rio de Janeiro”.

    Contra quem há mandado de prisão e de busca e apreensão

    Além do mandado de prisão contra o Pastor Everaldo, também houve a determinação do STJ para prender mais 17 pessoas – dentre as quais Lucas Tristão (ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio) e Sebastião Gothardo Netto (médico, ex-prefeito de Volta Redonda e um dos principais aliados de Witzel).

    O STJ determinou ainda busca e apreensão contra a primeira-dama do estado, Helena Witzel; o vice-governador Cláudio Castro (PSC); o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano (PT); e o desembargador da Justiça do Trabalho Marcos Pinto da Cruz.

    Embora seja alvo da operação, Cláudio Castro vai assumir o governo do Rio no período do afastamento de Witzel porque não houve determinação para que ele deixe seu cargo público.

    A Procuradoria-Geral da República (PGR) informou que a Operação Tris in Idem, como foi batizada, cumpre 17 mandados de prisão (6 preventivas e 11 temporárias) e 72 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Alagoas, Sergipe, Minas Gerais, Distrito Federal e Uruguai.

    De acordo com o ministro Benedito Gonçalves, os fatos relevados pela investigação conduzida pela PGR demonstram “especial gravidade e reprovabilidade”. “O grupo criminoso agiu e continua agindo, desviando e lavando recursos em pleno pandemia da Covid-19, sacrificando a saúde e mesmo a vida de milhares de pessoas, em total desprezo com o senso mínimo de humanidade e dignidade”, destacou o ministro na decisão judicial.

    Como funcionava o suposto esquema de corrupção

    A operação desta sexta foi deflagrada a partir de informações fornecidas por Edmar Santos, ex-secretário de Saúde do Rio que firmou um acordo de delação premiada.

    Os mandados de prisão e busca e apreensão foram expedidos pelo ministro do STJ Benedito Gonçalves, relator no tribunal da Operação Placebo – que investiga um suposto esquema de pagamento de propinas para a contratação emergencial de serviços de saúde durante o período da pandemia de coronavírus.

    O governo do Rio contratou a instalação e operação de sete hospitais de campanha para tratar pacientes de Covid-19. A maioria nem chegou a ser construída pelas organizações sociais (OSs) contratadas pelo poder público para montar e operar os hospitais.

    Mas o esquema investigado, segundo a PGR, não se limitou à saúde e ao período da pandemia. Para o ministro do STJ Benedito Gonçalves, existem indícios de que o esquema de corrupção possa ter desviado recursos que vão além dos destinados ao combate ao novo coronavírus.

    Além disso, os investigadores alertam que o esquema foi montado desde o final da campanha eleitoral de 2018, quando houve o acentuado “aparelhamento do Estado – incluindo nomeações a cargos-chave, como Secretários de Estado, de pessoas de dentro do esquema e vinculadas aos (pelo menos) três grupos supostamente criminosos”.

    A Procuradoria-Geral da República divulgou nota para o jornal Folha de S.Paulo em que explica como funcionava o suposto esquema de corrupção.

    "Segundo apurado pelos investigadores, a partir da eleição de Wilson Witzel, estruturou-se no âmbito do governo estadual uma organização criminosa, dividida em três grupos que disputavam o poder mediante o pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos. Liderados por empresários, esses grupos lotearam algumas das principais pastas estaduais – a exemplo da Secretaria de Saúde – para implementar esquemas que beneficiassem suas empresas", diz nota da PGR.

    "O principal mecanismo de obtenção de recursos financeiros pelos grupos era por meio do direcionamento de licitações de organizações sociais, mediante a instituição de uma 'caixinha de propina' abastecida pelas OSs e seus fornecedores, e a cobrança de um percentual sobre pagamentos de restos a pagar a empresas fornecedoras do estado", informa a PGR.

    Segundo a PGR, também estão envolvidos no esquema de propina membros da Alerj e da Justiça.

    "O esquema funcionava da seguinte forma: a Alerj repassava as sobras de seus duodécimos para a conta única do tesouro estadual. Dessa conta única, os valores dos duodécimos 'doados' eram depositados na conta específica do Fundo Estadual de Saúde, de onde era repassado para os Fundos Municipais de Saúde de municípios indicados pelos deputados, que, por sua vez, recebiam de volta parte dos valores", afirma a nota da PGR divulgada pela Folha de S.Paulo. O duodécimo é um repasse obrigatório do Executivo aos poderes Legislativo e ao Judiciário.

    "Até mesmo o Poder Judiciário pode ter sido utilizado para beneficiar agentes com vantagens indevidas. Um esquema arquitetado por um desembargador do Trabalho beneficiaria organizações sociais do grupo criminoso por meio do pagamento de dívidas trabalhistas judicializadas. Essas OSs, que tinham valores a receber do estado, a título de 'restos a pagar', tiveram a quitação das suas dívidas trabalhistas por meio de depósito judicial feito diretamente pelo governo do Rio."

    A investigação da PGR indica que a propina era paga por meio de uma advogada ligada ao desembargador Marcos Pinto da Cruz.

    Witzel já havia sido acusado anteriormente de receber pagamentos de valores feitos por empresários ao escritório de advocacia de sua mulher, Helena Witzel.

    O ministro do STJ Benedito Gonçalves ressaltou em sua decisão que o escritório de advocacia da primeira-dama recebeu aproximadamente R$ 550 mil do grupo criminoso, entre agosto do ano passado e maio desse ano, mesmo sem ter um único funcionário registrado. “O escritório de advocacia da primeira-dama foi contratado para operacionalizar a prática de corrupção e posterior lavagem de capitais”, ressalta o ministro na decisão.

    Segundo o jornal O Globo, a PGR afirma que esses valores foram desviados por intermédio de quatro contratos simulados. Desses contratos, três foram firmados com empresas do empresário Mario Peixoto (um dos alvos da operação desta sexta). E um deles com uma empresa ligada a Gothardo Lopes Neto, ex-prefeito de Volta Redonda que também é alvo da operação.

    Segundo reportagem do jornal O Globo, um dos três braços do esquema de corrupção era liderado justamente pelo empresário Mario Peixoto. Os outros eram comandados, respectivamente, pelo Pastor Everaldo e pelo empresário da área de ensino José Carlos de Melo, pró-reitor administrativo da Universidade Iguaçu (Unig), uma instituição privada da Baixada Fluminense.

    Pastor Everaldo estaria envolvido no mesmo esquema que envolvia a contratação de Organizações Sociais em contratos do governo do Rio. Segundo a delação do ex-secretário Edmar Santos, quem efetivamente mandava da área de saúde do governo do Rio era Pastor Everaldo.

    Já José Carlos de Melo,  por sua vez, estaria ligado a irregularidades em contratos para a oferta de ensino a distância – que cresceu durante a pandemia.

    O que Witzel e Pastor Everaldo dizem

    O governador afastado Wilson Witzel fez um pronunciamento na sede do governo em que disse que "governadores são vítimas do possível uso político da PGR [Procuradoria-Geral da República], que quer desestabilizar os estados com investigações rasas". Witzel ainda questionou a atuação da procuradora Lindôra Araújo, chefe da Lava Jato na PGR. "Por que não se faz, como em qualquer outro Ministério Público, a distribuição e não o direcionamento para um determinado procurador?", questinou.

    A defesa de Witzel também se manifestou em nota. Disse que "recebe com grande surpresa a decisão de afastamento do cargo, tomada de forma monocrática [individual] e com tamanha gravidade". Informou ainda que os "advogados [de Witzel] aguardam o acesso ao conteúdo da decisão para tomar as medidas cabíveis".

    Em nota, a assessoria do presidente nacional do PSC, Pastor Everaldo, informou que ele "sempre esteve à disposição de todas as autoridades e reitera sua confiança na Justiça".

    50 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 50 ]

    Máximo 700 caracteres [0]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

    • E

      E.NETO

      ± 15 horas

      Silêncio! Não acordem o Gilmar! Ou será a vez de outro "sorteado"?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • Z

      Zyss

      ± 21 horas

      Gazetinha continua censurando. Não posso dizer que metade do judiciário se fosse investigado estaria em cana?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • L

      Luca

      ± 22 horas

      Só existe um jeito de acabar com a corrupção no Brasil, é diminuindo o tamanho do estado, infelizmente saúde é uma das funções que o estado não pode ceder totalmente a iniciativa privada, por isso muitos governantes irão usar pra desviar a bufunfa

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • F

      FB

      ± 22 horas

      Rio de Janeiro cumprindo sua tradição de ter todos os governadores eleitos no século 21 dando uma passadinha na cadeia e ganhando uma ficha corrida. O eleitor Brasileiro em média é sofrível, mas o do Rio de Janeiro fez de votar mal uma arte. É como se ele gostasse de sofrer no desastre que aquele estado inteiro, em especial a baixada Fluminense, se tornou.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • W

      Willian Cardoso de Souza Jesus

      ± 22 horas

      A decisão foi, sem dúvida, acertada. Porém, Witzel não pode servir de bode expiatório, como costuma acontecer em casos de corrupção (vide mensalão). TODOS os envolvidos precisam ser investigados e PUNIDOS, administrativamente e criminalmente. Com certeza, Witzel não foi o único a se utilizar das brexas que foram concedidas em licitações para provavelmente fraudar e lucrar em cima de contratações, neste período de Covid. Uma CPI do Covidão é mais do que necessária.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • F

      Fred. 1996

      ± 22 horas

      Pois é! Onde estão os esquerdistas de plantão para defenderem André Ceciliano, presidente da Alerj, filiado ao partido dos trabalhadores, que segundo o coaf movimentou a bagatela de R$45 milhões entre 2011 e 2017. Que peninha. Hoje não vai ter Queiroz, hoje não vai ter Michele. Em breve o Gilmarzão mela ,e tudo volta à normalidade ! Será que o Dória salvador de vidas, está com medinho??

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • P

      Polaco

      ± 23 horas

      ultimos seis governadores do RJ todos presos, é inacreditável de uma forma que seja a ser cômico. O eleitor carioca está sem nenhuma opção nesse Narco-Estado que virou o RJ, todos bandidos, as favelas dominadas pela bandidagem, a mesma favela que dita os costumes da sociedade lá, deu no que deu.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • J

      JP

      ± 23 horas

      É preciso desmascarar o quanto antes os tais "pastores evangélicos". Não passam de ladrões que se aproveitam da ignorância e da boá fé dos humildes que não tiveram acesso a uma edução formal. As tais igrejas não são apenas lesivas aos pobres, também são lavanderias de dinheiro cheia de benefícios e privilégios legais e fiscais totalmente descabidos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • A

      ALTOÉ

      ± 23 horas

      O velho chavão é repetido pelos bandidos e corruptos, a saber: " estou à disposição das autoridades para eventuais esclarecimentos e tenho plena confiança na Justiça Brasileira" Eles tem a certeza da impunidade muitad vezes com a participação da própria Justiça

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • N

      Nelson Vidal Gomes

      ± 23 horas

      Um exemplo a ser seguido!O STJ tem 33 membros,o STF deverá passar por Emenda Constitucional a compor-se de 27 membros,um por Unidade Federativa eleitos por Colégio Eleitoral para mandato de 10 anos.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      1 Respostas
      • P

        Polaco

        ± 22 horas

        Boa idéia amigo.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • C

      Ciro Santos

      ± 23 horas

      Até quando a sociedade brasileira será condescendente com esses corruptos?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • A

      Alcir Carlos Sereni

      ± 24 horas

      Vejam como é perfeitamente dispensável a atuação do STF. Tribunal este parcial, conivente com a contradição em todas as esferas, do tráfico de drogas, aos políticos corruptos. Se dissolverem este tribunal o Brasil ficará melhor e mais barato para os cidadão comum.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • N

      Nm

      ± 24 horas

      Uma perguntinha, como eram as sentenças de Witzel nos seus tempos de Juiz? A julgar pelos esquemas de Governador...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • C

      Carlos Roberto

      ± 24 horas

      Se o STF (beiçola) não atrapalhar, poderá acontecer alguma coisa de bom para RJ daqui para frente. Vamos aguardar o "sorteio" do recurso no STF.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • J

      JOSE MUNIZ SOBRINHO

      ± 24 horas

      Eu votei no 2WW, mas não me arrependo, pois o outro candidato com chance de chegar ao Palácio Guanabara é o corrupto Eduardo Paes, que certamente será preso pela roubalheira perpetrada à frente da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. O substituto do 2WW, também é corrupto. Boa parte de seus parentes diretos são empregados fantasmas nomeados pelo 2WW. O presidente da ALERJ, eventual sucessor do vice-governador, quando prefeito do município de Paracambi, no interior do estado, surrupiou os cofres daquele município. Quem poderá nos salvar, se a maioria dos políticos, do Oiapoque ao Chuí, são LARÁPIOS?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      2 Respostas
      • A

        Aroldo Antonio Bacchi

        ± 0 minutos

        Essa é a situação de todo o povo brasileiro, não é só do Rio e Paraná, não! Em geral o brasileiro vota muito mal, mas muitas vezes não há opções e se tenta votar o menos mal possível! Veja por exemplo a Câmara e o Senado quando da última eleição. Houve uma alegria geral, pois se deu uma renovação nessas casas, e qual está sendo o resultado? Está melhor do que antes? Todos ficamos felizes quando o Renan perdeu a presidencia do Senado e botamos toda esperança no novo presidente Alcolumbre e qual está sendo o resultado

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • N

        Nm

        ± 24 horas

        Também estou no mesmo barco. Aqui, no Paraná, para não eleger o dinossauro Rex da politica, Requião, votei no ARns para o senado, acho que a troca foi seis por meia dúzia.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • Z

      Zyss

      ± 24 horas

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • C

      Ciro Santos

      ± 24 horas

      Que gente ordinária. São repulsivos os planos que arquitetam para saquear o país. Não sentem medo dos seus atos pois sabem que sempre haverá um Gilmar Mendes para facilitar as coisas para eles. Enquanto um miserável destes não for pendurado pelo povo de cabeça para baixo em um praça isso nunca terá fim. Bandidos asquerosos!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • A

      Afonso Celso Frega Beraldi

      ± 24 horas

      Saídas para diminuir a corrupção no Brasil: forca, empalamento, cadeira eletrica. Não tem jeito.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • C

      Carlos Roberto

      ± 24 horas

      O tempo é o melhor juiz. Aos poucos ele vai mostrando "quem é quem" que traiu a confiança do Presidente da República, e cuspiu no prato que comeu. Vem mais por aí.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • G

      Guajuvira

      ± 24 horas

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • S

      Sergio

      ± 1 dias

      Recorrem ao famoso Gilmar Mendes e serão todos soltos. Como já é consenso, o pais tem um exagero de instâncias judiciais que servem para prender e soltar. Fica caro demais para pouca utilidade. Rio de Janeiro pode enterrar e isolar, como isolar uma epidemia.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • I

      Itacir Gregolan

      ± 1 dias

      Segunda feira ele já estará de volta, o Gilmar Mendes já deve estar negociando o valor da venda da sentença cassando a decisão do STJ

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • W

      Wilson Ferreira

      ± 1 dias

      Votei nesse cara, na tentativa de tirar o RJ da dinastia do MDB e sua quadrilha, mas ao que tudo indica fomos lesados de novo. É frustrante. Eu ñ vou negar pra vcs paranaenses ñ, a maioria dos fluminenses são ********* mesmo e merecem isso, mas eu ñ sou assim e mta gente aqui tb ñ é e pagamos caro por todo esse desgoverno corrupto!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      1 Respostas
      • A

        Afonso Celso Frega Beraldi

        ± 24 horas

        Caro Wilson. Nao se penitencie pois nao ha culpa nisso. Ninguém pode saber as reais intenções da canalha política brasileira antes de assumirem seus cargos. Os caras sao mendazes, sorrateiros, quadrilheiros, bandidos. Mas aos poucos vamos limpar o Brasil. Pressão nos política e nos "sinistros" do STF. Eh o que podemos fazer.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • J

      joão José Augusto Mendes

      ± 1 dias

      Aguardemos o STF, com eles ninguém é preso ou condenado, já estão preparando a anulação do processo do Lula, e tudo graças a covardia do nosso juiz de *****, o Joaquim Barbosa tinha o mesmo problema e foi até o fim no mensalão, e quando teve que sair pediu aposentadoria deixando a vaga livre para uma indicação. Lastimável o estrago que a ala jurídica está fazendo com os brasileiros

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • A

      AGM

      ± 1 dias

      Cidade maravilhosa.......só começando de novo!!!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • T

      Thiago Piedade

      ± 1 dias

      Era uma vez o sonho de ser presidente. Aliás, faz tempo que esse aí esta "na moita", sem se pronunciar, pq há um certo tempo, fazendo dupla ao "desgovernador" de sp, não podia ver um holofote. De mais a mais, quanto à "interferência" do Judiciário, é bom lembrar que ele está sendo INVESTIGADO por CRIME(S) COMUM(NS), já tendo sido inclusive, delatado por alguns (com homologação judicial da delação), e o foro competente para apuração da espécie (ilícitos penais) é mesmo o STJ, e não de instância política, não obstante prossiga também em face dele o impeachment, por eventuais crimes de responsabilidade. Enfim, daí em diante, provavelmente é só ladeira abaixo..

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • E

      Eden Lopes Feldman

      ± 1 dias

      Só espero que esta decisão judicial tenha um embasamento inapelável, com informações verdadeiras e inquestionáveis. Se alguém do STF, o que não é nada difícil, derrubar isto, acabará a luta contra a corrupção causada pelos recursos liberados para a PANDEMIA. A própria imprensa mostrou denúncias de políticos sobre respiradores superfaturados, obras superfaturadas, hospitais de campanha que nem foram usados e outros. Esperamos as medidas cabíveis, com justiça.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • C

      César Santos Moreira

      ± 1 dias

      Judiciário interferindo diretamente em outros poderes, de novo. O que quero é ver o processo de impeachmeant. Não pode uma decisão monocrática poder tanto. Por analogia, um ministro do STF poderia afastar o PR, um precedente perigoso. O melhor para a democracia seria a casa legislativa se pronunciar e iniciar o processo rápido, sem mais interferências do Judiciário viu Sr Tofóli. Em um país com as cortes superiores indicadas por políticos, não dá para confiar que as decisões serão sempre razoáveis e acima De interesses partidários.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      1 Respostas
      • M

        Marco Polo

        ± 1 dias

        Imagino que antes de se tratar de uma caso de impeachment, é um caso de polícia com risco de mais evasão de recursos públicos. Essa confusão é interessante para abrir a discussão sobre a participação da Justiça frente ao crime organizado e de colarinho branco.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • C

      César Santos Moreira

      ± 1 dias

      Judiciário interferindo diretamente em outros poderes... De novo, quero é ver o processo de impeachmeant. Não pode uma decisão monocrátova poder tanto, por analogia um ministro do STF poderia asfaltar o PR também. Da presidência. O melhor para a democracia seria a casa do legislativo se pronunciar e iniciar o processo rápido. Em um país com as cortes superiores indicadas por políticos não dá para confiar que as decisões serão sempre razoáveis e acima. De interesses partidários.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • M

      MARCELO LESSA CEZAR

      ± 1 dias

      Não se esqueçam de ACM neto e Rui Costa aqui na Bahia Estão roubando adoidado com o Covidão. Tudo para " salvar vidas "

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • P

      PAULO EDUARDO MAGALHAES

      ± 1 dias

      Tem que mais é mofar na cadeia.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • N

      Nelson Vidal Gomes

      ± 1 dias

      Crítica válida mas injusta com um dos nossos maiores Estadistas,ao lado de Pedro II e Getúlio Vargas.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos ateus!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • V

      VBSB

      ± 1 dias

      Rio deveria deixar de ser Estado e ter intervenção federal até limparem toda corja que governa lá há anos! Maldito JK que criou Brasilia!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      2 Respostas
      • V

        VBSB

        ± 23 horas

        Isso mesmo

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • M

        Marco Polo

        ± 1 dias

        Brasília acabou protegendo o núcleo de corrupção no País. Caso a Capital fosse num grande Centro, não importando o Estado, os corruptos teriam, que passar no meio do povo para seus deslocamentos, a pressão popular seria muito mais eficaz!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • H

      Hélio

      ± 1 dias

      O Presidente estava certo ! É só voltar e ouvir o que ele falou sobre os recursos que governadores cobravam do governo federal. Todos sabemos que a saúde no Rio e em muitos outros estados sempre foi um caos, e agora com a pandemia estão todos defendendo a vida. Fizeram até uma carta ao Presidente. Pelo noticiário há mais alguns ai esperando a visita da justiça e da polícia.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • S

      Sérgio Guerra

      ± 1 dias

      É mais um pro ****. Mas a estrada é longa

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • R

      Ronald Facury Wigg

      ± 1 dias

      Finalmente

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • C

      CARLOS FELIX

      ± 1 dias

      Logo o engomadinho LIde Doriano, também vai, acompanhando do primeiro prefeito pras "covas".

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • M

      Mauricio Nadolny

      ± 1 dias

      Rio de Janeiro não tem jeito...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • F

      Franke

      ± 1 dias

      Esse só enganou durante a campanha.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • M

      Marco Polo

      ± 1 dias

      O problema do corrupto nem sempre se resume apenas no roubo. Dependendo do caso, o roubo impacta obras e/ou serviços que seriam vitais/úteis à terceiros inocentes. No caso de mandato eletivo engloba, também, e muito mais grave, numa verdadeira traição ao povo que o elegeu. E no caso do Witzel, mais agravante ainda, devido ao caos que, em complô com os demais corruptos, tentava fazer no País para a derrubada do sistema democrático até então vigente no Brasil. No entanto, se tornou absolutamente nocivo, ao dar força à China, também, para seu intento de domínio territorial do País. Que tenha um julgamento justo e, se for o caso, uma pena proporcional ao estrago que fez e que poderia ter feito!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      2 Respostas
      • M

        Marco Polo

        ± 1 dias

        Sim, corremos esse risco.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • M

        Mirtão

        ± 1 dias

        Infelizmente não vai dar nada e o safado ainda vai ficar recebendo os proventos e todos aquele penduricalhos pra tirar as férias "merecidas" de 180 dias.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • M

      Mário Kume

      ± 1 dias

      Demorou !!! Precisa mandar para a cadeia !!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]