Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Presidente da Primeira Turma

Zanin adia julgamento de acusados de planejar “ações táticas” para suposto golpe

STF, bolsonaro, golpe, zanin, ministros, julgamento
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, e o ministro do STF, Cristiano Zanin (Foto: Antonio Augusto/STF)

Ouça este conteúdo

O presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cristiano Zanin, adiou para os dias 20 e 21 de maio a análise da denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra 11 militares da reserva e da ativa e um policial federal acusados de planejar "ações táticas" para realização de um suposto golpe de Estado.

O grupo faz parte do que a PGR tem chamado de “núcleo 3”. Foram reservadas três sessões para o julgamento: no dia 20, às 9h30 e às 14h, e no dia 21, às 9h30.

Inicialmente, a análise da denúncia estava prevista para ocorrer nos dias 8 e 9 de abril. A decisão de Zanin para adiar a votação que decidirá se os denunciados se tornarão réus foi divulgada nesta quarta-feira (26).

VEJA TAMBÉM:

Fazem parte do “núcleo 3” os seguintes investigados:

  • Bernardo Romão Correa Netto (coronel);
  • Cleverson Ney Magalhães (tenente-coronel);
  • Estevam  Theophilo (general);
  • Fabrício Moreira de Bastos (coronel);
  • Hélio Ferreira (tenente-coronel);
  • Márcio Nunes De Resende Júnior (coronel);
  • Nilton Diniz Rodrigues (general);
  • Rafael Martins De Oliveira (tenente-coronel);
  • Rodrigo Bezerra De Azevedo (tenente-coronel);
  • Ronald Ferreira De Araújo Júnior (tenente-coronel);
  • Sérgio Ricardo Cavaliere De Medeiros (tenente-coronel);
  • Wladimir Matos Soares (policial federal).

Primeira Turma acatou denúncia contra Bolsonaro e outros 7 réus por “tentativa de golpe”

Nesta quarta, a Primeira Turma do STF decidiu, por unanimidade, tornar réus por tentativa de golpe de Estado o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete denunciados no inquérito do suposto golpe. Os denunciados fazem parte do que a PGR classificou de “núcleo 1”.

A partir da decisão da Primeira Turma, eles passam a ser réus em uma ação penal por cinco crimes: organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado; tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito; dano qualificado pela violência e grave ameaça contra patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado. Bolsonaro ainda é acusado de liderar a organização criminosa.

Os denunciados listados pela PGR no “núcleo 2” serão julgados nos dias 29 e 30 de abril. O grupo é composto por seis denunciados, que são acusados de organizar ações para “sustentar a permanência ilegítima” de Bolsonaro no poder, em 2022.

O “núcleo 4” será julgado nos dias 6 e 7 de maio. Os integrantes desse grupo são acusados de organizar “ações de desinformação” para propagar notícias falsas sobre o processo eleitoral e ataques virtuais a instituições e autoridades.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.