Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Oposição

Zucco rebate medidas para baratear alimentos: “solução paliativa e ineficaz”

Líder da oposição na Câmara, Zucco (PL-RS). (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

O líder da oposição na Câmara, Zucco (PL-RS), criticou nesta sexta-feira (7) a proposta do governo de zerar a alíquota de importação de alimentos para baratear os preços.

Segundo ele, a medida pode até parecer “eficaz”, mas tem um “impacto limitado e não ataca os problemas estruturais que perpetuam a insegurança alimentar e a inflação no país”. “Zerar a alíquota de importação sem resolver as deficiências estruturais do setor agroalimentar é uma solução paliativa e ineficaz”, disse o parlamentar.

VEJA TAMBÉM:

Como solução para reduzir os preços, Zucco aponta que o governo deveria “enfrentar o déficit fiscal, investir em infraestrutura, reduzir a carga tributária sobre a produção nacional e fortalecer políticas agrícolas que garantam maior oferta e estabilidade de preços no longo prazo”. “Portanto, a medida parece mais um ato de desespero de um governo perdido e apavorado com os altos índices de desaprovação”, acrescenta.

De acordo com Zucco, o principal entrave na redução dos preços está na própria cadeia produtiva nacional. “O Brasil, apesar de ser um dos maiores produtores de alimentos do mundo, enfrenta gargalos logísticos, alta carga tributária interna, concentração do setor agropecuário e dependência de insumos importados. Esses fatores elevam os custos e mantêm os preços altos, independentemente das alíquotas de importação”, explica.

O deputado ainda cita que a medida não beneficiará o consumidor final e que “a redução da tarifa não garante que os preços nas prateleiras dos supermercados cairão na mesma proporção”, tendo em vista, que existem “outros custos, como transporte, armazenagem e margem de lucro dos intermediários, continuarão pressionando os valores”.

“Sem políticas estruturantes para apoiar a agricultura familiar e empresarial e incentivar a produção interna, a dependência de produtos importados pode aumentar, tornando o país mais vulnerável a variações cambiais e à oferta internacional”, conclui o deputado.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.