• Carregando...
Aqueles que nunca aprendem. Ou: Setor produtivo é viciado em estímulos de curto prazo
| Foto:

Escrevi um daqueles meus textos irônicos na coluna de hoje do GLOBO, criando uma nova ONG fictícia, a PATOS, e eis minha “surpresa” quando leio a notícia de que o “setor produtivo” recebeu bem Nelson Barbosa na Fazenda. Como o Brasil é previsível, e como é perigoso ser irônico nesse país!

Não são apenas os petistas tradicionais que nunca aprendem, essa esquerda radical que consegue flertar com o socialismo depois de todos os terríveis fracassos dessa ideologia nefasta. Empresários também adoram insistir nos mesmos erros em terras tupiniquins! Duvida? Veja:

Se o mercado financeiro ficou tenso com a chegada de Barbosa, o setor produtivo se animou. O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, afirmou que o novo ministro vai trazer uma agenda de estímulo ao crescimento sem se descuidar o ajuste fiscal.

— A chegada de Barbosa será positiva. Ele tem uma preocupação com o setor produtivo e vai conduzir essa agenda muito bem — disse Moan.

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), José Carlos Martins, que também compareceu à posse, foi outro que demonstrou otimismo:

— O setor da construção ficou muito animado com o anúncio de Nelson Barbosa. Ele vai trabalhar pela retomada do crescimento.

Oh, really?! Sério mesmo? E como exatamente ele vai fazer isso? Com novos estímulos que quebraram o Brasil? Com o resgate da agenda “desenvolvimentista” que nos trouxe até aqui? Esses empresários só pensam no curtíssimo prazo, só querem privilégios, estímulos, subsídios, protecionismo. Depois afundam na lama de um país quebrado e não entendem o motivo. Chamem o Steinbruch para clamar por juros menores logo de uma vez!

No domingo, escrevi na minha página do Facebook:

O pior é que vai ter empresário e investidor otimista com Nelson Barbosa na Fazenda, achando que ele vai mesmo buscar uma reforma (decente) na Previdência e ter compromisso com o equilíbrio fiscal, como ele vem dizendo (ah, palavras, como são baratas), mostrando que a esperança ingênua de alguns vence a dolorosa experiência. Há uma turma que, pasmem!, ainda não entendeu O QUE é o PT…

Dito e feito. Nesta segunda escrevi em minha página do Facebook:

Tá achando ruim bolsa a 43 mil pontos e dólar acima de R$ 4? Calma! Com a receita de “mais estado, menos mercado” proposta pelo PT e com Barbosa na Fazenda, em breve o Ibovespa chega a 30 mil e o dólar a R$ 5. Foram achar graça do Tiririca, agora toma: pior do que está, fica sim. E muito!

Mas vai explicar isso para alguns empresários brasileiros… é como dar murro em ponta de faca! Essa gente tem uma insistência asinina nos mesmos erros de sempre. É um espanto! Só nos resta rir um pouco da desgraça mesmo, com a boa e velha ironia: agora vai!

PS: Se alguém quiser saber quem é Nelson Barbosa e o que ele “pensa” sobre economia, recomendo esse paper de quando o homem se mostrou super empolgado com a inflexão “desenvolvimentista” realizada pelo PT no governo. Esperar que algo razoável saia de alguém que estava em todas as cenas do crime, com suas digitais escancaradas nas “pedaladas fiscais”, é mesmo ignorar o sábio conselho de Einsten: “Insanidade é fazer tudo igual e esperar resultados diferentes”.

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]