
Novo relincho da professora Maria de Conceição Tavares, aquela que consegue o incrível “track record” de sempre ter defendido coisas erradas, a começar pelo Plano Cruzado, que a levou às lágrimas em cadeia nacional de televisão. Congelamento de preços salvaria o país da inflação. Não viu? Não lembra? Viva a internet:
Pois bem: a Infomoney publica sua receita para o país sair da crise (e tenho dificuldade de entender por que canais voltados para um público mais qualificado insistem em dar voz a essa gente). Sabe qual é? Surpresa! Uma aliança em prol da substituição da importação. Lei da Informática, queremos você de volta! Veja:

Conceição Tavares, guru da Dilma e respeitada por José Serra também, não quer mergulhar o Brasil na globalização, seguir a receita dos países asiáticos que enriqueceram. Prefere uma saída quase no estilo Cuba ou Coreia do Norte: fechar-se para os “malditos” produtos importados para fortalecer nossa produção doméstica.
Setenta anos de proteção à indústria automotiva não foram suficientes para que a “brilhante” economista percebesse o equívoco de sua ideia. A fracassada Lei da Informática não bastou para que ela acordasse de sua ilusão. Nenhum fato adiantou, nesse tempo todo, para derrubar sua ideologia estatizante e protecionista.
É um caso perdido mesmo! Conceição Tavares é a prova viva de que o envelhecimento não é garantia de mais sabedoria. Que insistência no erro, meu Deus! Que obstinação asinina nas ideias erradas, que só produziram miséria e privilégios para grandes grupos “amigos do rei”!
E pensar que ela ainda dá aulas para deformar mentes jovens, e dá entrevistas falando besteira que são espalhadas pelos jornalistas, mesmo quando se sabe – ou se espera – que o público-alvo é capaz de perceber a falácia dos “argumentos”. O Brasil cansa…
Rodrigo Constantino



