• Carregando...
Empresários estão com saudades do desenvolvimentista Luciano Coutinho? Fonte: Gazeta do Povo
Empresários estão com saudades do desenvolvimentista Luciano Coutinho? Fonte: Gazeta do Povo| Foto:

Lideranças de setores ligados à infraestrutura criticaram a decisão do governo de exigir a devolução de recursos do BNDES ao Tesouro. Para José Ricardo Roriz Coelho, vice-presidente da Fiesp e diretor do departamento de Competitividade e Tecnologia, olhando apenas a questão fiscal, o Ministério da Fazenda restringe a capacidade de investimento na economia.

— Para sair da crise, o setor privado precisa modernizar o parque industrial, investir em processos e equipamentos. E, sem o BNDES, como as empresas vão fazer isso? — questiona. — No mundo inteiro, há essa busca pela manufatura avançada, e estamos caminhando no sentindo inverso. Para resolver um problema fiscal, o governo está comprometendo a capacidade de investimentos. Se não tiver recursos para induzir a melhora na infraestrutura e na modernização da indústria, o país não voltará a crescer e comprometerá a arrecadação no futuro.

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Base e Infraestrutura (Abdib), Venilton Tadini, na falta de ações efetivas de corte de gastos, o governo opta equivocadamente por restringir ainda mais os investimentos:

— Quem vai financiar a infraestrutura? O setor privado? Quem vai financiar a retomada da indústria? As empresas não têm capacidade de investimento para sustentar esse crescimento que o Brasil necessita. Estão colocando o BNDES em um papel secundário no desenvolvimento do país.

Nos últimos anos, foram repassados do Tesouro ao BNDES mais de R$ 500 bilhões. Isso mesmo: bilhões. Mais de meio trilhão! Dinheiro do povo brasileiro, dos trabalhadores, dos pagadores de impostos. E qual o uso desses recursos? Mais de 70% foram destinados a grandes empresas, a estatais como a Petrobras, que pode perfeitamente se financiar no mercado, ou a grupos como o de Eike Batista, a Oi, a Odebrecht ou a JBS.

Na “seleção de campeões nacionais”, tivemos muita corrupção, como veio à tona, mas pouco resultado. Não obstante, os grandes empresários brasileiros se mostram dependentes dos subsídios, como alcoólatras diante de uma pinga. Precisam desses privilégios, caso contrário não sabem como investir, como competir. É como se não acreditassem no mercado.

E não acreditam mesmo! Ou não querem acreditar, pois o mercado demanda eficiência em meio a uma livre concorrência, e isso pode ser bem desagradável para quem se acostumou a mamar em tetas estatais. O próprio agigantamento do BNDES é responsável pelo fenômeno do “crowding out”, ou seja, o banco estatal expulsa o mercado dessa área, e ainda pressiona a taxa de juros para cima para o restante.

Ora, quem disse que o mercado não é capaz de financiar grandes projetos de longo prazo? Vemos isso o tempo todo por aí, especialmente em países mais capitalistas. Mas se o BNDES não sair do caminho, nunca chegaremos lá, não é mesmo? Se as empresas “investirem” somente em lobby para obter vantagens, como serão competitivas num mundo global? A indústria “infante” automotiva já está protegida há sete décadas, e o brasileiro segue pagando preços absurdos pelos carros.

Chega de atalhos! Os empresários devem entender que a pressão tem que ser pelo corte de gastos públicos, pelas reformas estruturais, não por benefícios estatais para compensar o elevado “custo Brasil”. Não dá mais para manter esse sistema de “capitalismo de compadres” que pune a economia como um todo. Não dá mais para achar que só por meio do estado teremos investimentos em infraestrutura. Isso é balela! Discurso ideológico falso para preservar privilégios, apenas isso. É hora de retirar as muletas e andar por conta própria…

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]