• Carregando...
Fonte: O GLOBO
Fonte: O GLOBO| Foto:

Acabo de publicar um texto mostrando que a intervenção militar no Rio, decretada em fevereiro pelo presidente Michel Temer, tem bons resultados para expor. Claro que são tímidos, incipientes, pois não se faz milagres em 9 meses (só o nascimento de uma vida humana, que esquerdistas gostam de abortar no processo). Mas a queda nos indicadores de criminalidade foi relevante, sem dúvida. O que diziam, porém, os “especialistas” na época? Vejamos:

A INTERVENÇÃO MILITAR NO RIO DE JANEIRO É APENAS UM SHOW PARA A TELEVISÃO – The Intercept, o ultraesquerdista site editado por Glenn Greenwald.

Intervenção militar no Rio de Janeiro: O Brasil afunda cada vez mais num Estado de Exceção – A intervenção militar jamais será a melhor solução para o grave problema de violência urbana que assola todos os estados do Brasil. (Esquerda.net)

A intervenção militar no Rio de Janeiro e a guerra contra os pobres – Nestas alturas dos acontecimentos todos sabem que a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro é injustificável e que se revestiu de um ato eminentemente político. (DCM)

Intervenção militar na segurança do Rio atinge os mais pobres e não resolve violência – Decreto é uma tentativa de enfrentar a baixíssima popularidade de Temer e encobre o fracasso da votação da Previdência (Brasil de Fato)

Intervenção militar no Rio não tem lógica, aponta Avritzer – Crise de segurança no Rio apresenta hoje dados menos alarmantes. Forças Armadas vão intervir em outros Estados com níveis piores de segurança? Tudo supõe que é uma maneira de mudar a pauta política nacional, avalia cientista político (GGN)

Intervenção militar no Rio leva o Golpe para novo patamar – Diante do caos social provocado por Temer, direita traz Exército para as ruas: um AI-5 a conta gotas? (Revista Fórum)

Lideranças do PT e de movimentos criticam intervenção no Rio – Intervenção militar assinada pelo golpista Temer é criticada por Gleisi Hoffmann, Lindbergh Farias, João Paulo Rodrigues e outras lideranças do partido (PT)

Le Monde vê manobra de Temer em decisão sobre intervenção militar no Rio – Ao relatar a intervenção militar para restabelecer a segurança no Rio de Janeiro, o jornal francês Le Monde diz que a decisão de Michel Temer, “presidente de impopularidade histórica”, causa “perplexidade e medo”.

SOCIÓLOGOS CONDENAM INTERVENÇÃO MILITAR NO RIO – A intervenção militar na Segurança Pública do Rio de Janeiro foi duramente critica pelo Sindicato dos Sociólogos do Estado do Rio de Janeiro e o Instituto de Sociologia do Rio de Janeiro; “A crise da segurança é só a ponta do iceberg da crise social, política e econômica que vivemos. As Forças Armadas nas ruas não irão resolver esses problemas estruturais graves. (Brasil247)

Nota do MST condena intervenção militar – O MST recebeu com muita preocupação e condena a intervenção militar no Estado do Rio de Janeiro, instituída pelo presidente golpista, Michel Temer. […] Somente um país socialmente justo, igualitário e democrático poderá assegurar uma paz duradoura. Valores, estes, inconcebíveis pela elite brasileira e seu governo golpista. (MST)

Fora intervenção militar; o Rio precisa de uma grande intervenção social – A intervenção militar no Rio de Janeiro não é mais do mesmo. Uma coisa é Lula ou Dilma enviarem as Forças Armadas (FFAA) para tratar da segurança pública no Rio, durante os governos de conciliação de classe encabeçados pelo PT. Outra coisa, bem diferente, é Temer fazer isso às vésperas da eleição de 2018. É só ler o decreto presidencial na íntegra, ele não deixa dúvidas. (Esquerda online)

PCB contra a intervenção militar no Rio de Janeiro: “A luta popular é a solução” – O PCB/RJ se posiciona veementemente contra a intervenção militar no Rio de Janeiro, por esta ser mais um ataque à classe trabalhadora e ao povo brasileiro em geral.

Conselho dos Direitos Humanos: intervenção no Rio é “licença para matar” – De acordo com o órgão, intervenção no Rio é “falsa solução” que resultará apenas em mais violações dos direitos humanos da população negra e pobre

Enquanto isso… o povo, aquele que a esquerda só conhece como abstração, aprovava em peso a intervenção federal:

Pesquisa do Planalto: 83% dos cariocas aprovam a intervenção militar – Temer recebeu levantamento que mostra aprovação positiva com a intervenção no Rio. Dados reforçam convencimento do presidente em abraçar o tema da segurança e tentar ganhar popularidade

Em sintonia com a população carioca, João Amoedo, do Partido Novo, manifestou-se à época dando apoio pragmático para a medida:

Já Bolsonaro gravou vídeo se colocando contra a intervenção, ao menos nos moldes propostos, e cobrando mudanças legais para que a repressão ao crime realmente surtisse efeito (e não está errado nisso):

A intervenção federal militar não era, obviamente, uma solução definitiva. Essa nunca foi a promessa. Ela era, e de fato foi, uma medida emergencial para conter a escalada sem controle da criminalidade no Rio. E isso ela entregou, como vimos. Não fez milagres, mas deixa um estado em situação menos caótica do que recebeu, mostrando que o caminho do combate ao crime é por aí mesmo: mais repressão, mais polícia militar nas ruas, mais operações inteligentes contra marginais. Não há alternativa realista. A alternativa é ficar na retórica, como os esquerdistas, enquanto os criminosos tomam conta de tudo de uma vez.

PS: Sempre que PT, PCB, MST, “Conselho de Direitos Humanos” e blogueiros ou “jornalistas” de esquerda ficarem unidos contra uma medida, pode apoia-la sem titubear. As chances de errar são ínfimas!

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]