Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Os drusos: uma minoria islâmica bem integrada a Israel

Os drusos são uma dissidência dos muçulmanos desde o século X, uma comunidade religiosa bastante fechada que vive espalhada basicamente no Líbano, Israel, Síria, Turquia e Jordânia. Chegam a pouco mais de um milhão no mundo todo, e não são considerados muçulmanos pela maioria dos seguidores do Islã na região.

Falam árabe, e preferem viver nas montanhas, pois se julgam mais protegidos nelas. Em Israel, representam quase 2% da população. Visitei uma vila de drusos em minha viagem a Israel, com direito a um simpático guia que ia nos explicando tudo sobre seus hábitos no decorrer das caminhadas.

Nosso simpático guia no interior de uma tradicional casa dos drusos Nosso simpático guia no interior de uma tradicional casa dos drusos

Tive a sorte de encontrar um batalhão de militares do Exército de Israel durante uma das visitas, e pude conversar com eles. Também encontrei um druso mais religioso no caminho, com direito a nova conversa.

Militares israelenses drusos Militares israelenses drusos
Eu com o soldado druso Eu com o soldado druso

O mais interessante, creio, é o fato de como estão integrados ao país e se sentem parte dele, inclusive com forte sentimento patriótico, apesar de todas as enormes diferenças no estilo de vida. Há drusos na força policial e, especialmente, entre os militares, dando suas vidas para lutar pela sobrevivência democrática de Israel, uma nação predominantemente judaica.

Monumento em homenagem aos drusos que morreram pela pátria Israel Monumento em homenagem aos drusos que morreram pela pátria Israel
Tanque de guerra com símbolo de Israel, que é também o dos judeus, exposto com orgulho em território druso Tanque de guerra com símbolo de Israel, que é também o dos judeus, exposto com orgulho em território druso

Seus hábitos religiosos, sua pacata vida no alto das montanhas, suas vilas com discretas casas para rezar, tudo isso bem perto de um estilo de vida bem diferente, com outra religião, mas mesmo assim parte de uma mesma nação democrática, que os drusos se mostram orgulhosos em defender com o próprio sangue. Afinal, é a democracia israelense que permite a manutenção pacífica de sua religião por ali.

Um druso mais religioso caminhando Um druso mais religioso caminhando
Eu com um druso religioso Eu com um druso religioso

Foi bonito ver que as diferenças religiosas podem ser deixadas de lado, de forma totalmente pacífica e respeitosa, quando um elo comum os une aos demais, inclusive aos judeus que representam 75% da população de Israel: o patriotismo.

Os drusos israelenses vivem de forma mais isolada, como todos os drusos, mas nem por isso deixam de se integrar quando o assunto é defender sua pátria, liberdade e democracia. E encontram em Israel um país que respeita e protege suas minorias.

Rodrigo Constantino

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.