• Carregando...
SALVADOR, BA, 11.01.2017: LULA-BA - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa do 29º Encontro Estadual do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) no Parque de Exposições, na Avenida Paralela, em Salvador (BA). Presença do presidente nacional do MST, João Pedro Stédile,  do coordenador executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia, Jaques Wagner, o ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabriellie, e o presidente nacional do PT, Rui Falcão.  (Foto: Edson Ruiz/Coofiav/Folhapress)
SALVADOR, BA, 11.01.2017: LULA-BA - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa do 29º Encontro Estadual do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) no Parque de Exposições, na Avenida Paralela, em Salvador (BA). Presença do presidente nacional do MST, João Pedro Stédile, do coordenador executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia, Jaques Wagner, o ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabriellie, e o presidente nacional do PT, Rui Falcão. (Foto: Edson Ruiz/Coofiav/Folhapress)| Foto:

Já mostrei em outras oportunidades como certos “isentões”, no fundo, dão sempre um jeito de defender o PT. Um caso clássico é o jornalista Helio Schwartsman. Sempre pairando acima da humanidade, adepto da “razão pura” contra nossas paixões animalescas, Helio tenta posar de moderado, mas vive escorregando para a esquerda, até mesmo a seu extremo.

Ele já declarou ter sido simpático ao projeto petista no “passado”, e pelo visto é difícil retirar o ranço. Helio acha que o PT continua sendo fundamental para nossa democracia, como um partido de esquerda voltado para as massas. É uma visão ingênua e boboca do que sempre foi o projeto petista. Talvez seja doloroso demais ele simplesmente admitir que foi enganado, que bancou o otário apesar de toda a sua “racionalidade”. Mas sem dúvida seria mais honesto.

Em sua coluna de hoje, Helio voltou a “atacar” Lula e essa estratégia nefasta do PT de insistir na narrativa de perseguição política e golpe, mas fez isso no afã de salvar o PT. Diz ele:

Para dar uma aura de decoro à candidatura de um condenado por corrupção, o PT pinta Lula como um perseguido pela Polícia Federal, Ministério Público, Justiça (1ª, 2ª, 3ª e 4ª instâncias), imprensa e empresariado. Até seria verossímil que uma dessas instituições tivesse se voltado contra ele, mas será crível que todas o tenham feito ao mesmo tempo?

Manter o discurso do complô exige negar legitimidade ao Judiciário, um dos três Poderes da República, o que, obviamente, não pode fazer parte do projeto de um partido democrático. Não dá para solapar as bases do Estado que se pretende administrar. Note-se que Lula poderia perfeitamente questionar o resultado de seus julgamentos sem contestar a instituição, mas isso enfraqueceria sua retórica.

E essa é só uma das muitas incoerências em que o PT se lança ao sustentar o insustentável. O efeito colateral mais grave, a meu ver, é que a insistência em Lula impede o partido e a própria esquerda de acertar contas com os graves erros éticos e econômicos cometidos nas gestões petistas e de seguir em frente. Enquanto estiver algemado a Lula, o PT terá grandes dificuldades em atualizar seu projeto de país.

De onde o colunista tirou que o PT tem algum interesse em “acertar contas com os graves erros éticos e econômicos” cometidos? Aliás, só de chamar de “graves erros éticos” o maior esquema de roubalheira e a tentativa escancarada de destruir nossa democracia mostra bem o grau de eufemismo usado pelo “isentão”. Helio ainda não se deu conta de que o PT é uma quadrilha organizada para assaltar o estado? Em que planeta ele vive?

O jornalista fala em “atualizar seu projeto de país”. Como?! Qual “projeto de país” o PT possui? Helio não leu os projetos no site do partido? Não viu as atas do Foro de São Paulo? Não tem conhecimento do apoio aberto que o PT dá ao regime ditatorial venezuelano? Qual seria esse “projeto de país” que o PT teria que atualizar, segundo Helio Schwartsman?

Esses jornalistas que bancam os “imparciais” na imprensa não perceberam ainda que a coisa mudou, que temos agora as redes sociais para expor esse viés ideológico muito mal disfarçado? Helio pode enganar alguns trouxas do establishment, e mostrar como “sinal de virtude” que “até” critica Lula e o PT. Mas para qualquer um que consegue ler nas entrelinhas, o que salta aos olhos é um patético apoio ao PT, como se fosse um partido que devesse ser levado a sério e tivesse utilidade à nossa democracia. Que piada de mau gosto!

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]