• Carregando...
Taís Araújo é vítima de racismo: ataques inaceitáveis
| Foto:

A página de Taís Araújo no Facebook foi alvo de diversos comentários racistas na noite deste sábado, 31, e indignou a atriz. O alvo dos posts foi uma foto publicada por Taís há cerca de um mês e ela garantiu que não apagará as mensagens. A atriz também afirmou, em mensagem publicada na rede social neste domingo, 1º, que levará o caso à polícia federal. “Não vou me intimidar, tampouco abaixar a cabeça”, escreveu ela.

Entre os posts abusivos havia comentários como: “Já voltou da senzala?”, “Cabelo de bombril”, “Cabelo de esfregão” e “Quem postou a foto desse gorila”. Eis a resposta completa da atriz:

É muito chato, em 2015, ainda ter que falar sobre isso, mas não podemos nos calar: na última noite, recebi uma série de ataques racistas na minha página. Absolutamente tudo está registrado e será enviado à polícia federal. E eu não vou apagar nenhum desses comentários. Faço questão que todos sintam o mesmo que senti: a vergonha de ainda ter gente covarde e pequena nesse país, além do sentimento de pena dessa gente tão pobre de espírito. Não vou me intimidar, tampouco abaixar a cabeça. Sigo o que sei fazer de melhor: trabalhar. Se a minha imagem ou a imagem da minha família te incomoda, o problema é exclusivamente seu!

Por ironia do destino ou não, isso ocorreu no momento em que eu estava no palco do Teatro Faap com O Topo da Montanha, um texto sobre ninguém menos que Martin Luther King e que fala justamente sobre afeto, tolerância e igualdade. Aproveito pra convidar você, pequeno covarde, a ver e ouvir o que temos a dizer. Acho que você está mesmo precisando ouvir algumas coisinhas sobre amor.

Agradeço aos milhares que vieram dar apoio, denunciaram comigo esses perfis e mostraram ao mundo que qualquer forma de preconceito é cafona e criminosa. E quero que esse episódio sirva de exemplo: sempre que você encontrar qualquer forma de discriminação, denuncie. Não se cale, mostre que você não tem vergonha de ser o que é e continue incomodando os covardes. Só assim vamos construir um Brasil mais civilizado. A minha única resposta pra isso é o amor!

Algumas pessoas chegaram a desconfiar de jogada de marketing da atriz. Não concordo, e acho que ela não precisa disso. É muito talentosa e já conhecida, respeitada no que faz. Infelizmente, acho que existe uma ala minoritária preconceituosa por aí sim, que faz esse tipo de ataque inaceitável e que só alimenta uma reação equivocada dos movimentos raciais, como, por exemplo, a bandeira das cotas.

A própria atriz é prova de que negros não precisam se vitimizar. Chegou ao topo da profissão por mérito próprio. Deveria ser um ícone para os liberais, que prezam o indivíduo independentemente de “raça”, sexo ou credo. Do ponto de vista profissional, portanto, Taís Araújo é um exemplo a ser seguido, e fazer ataques racistas é algo esdrúxulo, coisa de gente realmente baixa, vil. Sem falar do péssimo gosto de quem não a considera linda.

Martin Luther King, inspirado na Declaração de Independência da América, sonhava com um mundo em que as pessoas seriam julgadas pelo caráter, não pela cor da pele. É exatamente disso que precisamos. O foco deve ser o indivíduo e suas atitudes, não o formato do cabelo ou a cor da pele. Taís Araújo tem a minha simpatia em sua indignação. É absurdo mesmo que esse tipo de ataque ocorra em pleno século XXI.

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]