• Carregando...
Comunistas derretem nas eleições municipais, mas esquerda respira
| Foto:

Apesar dos institutos de pesquisas e da mídia, os comunistas não se deram bem nessas eleições municipais. O PSOL tem muito mais representatividade nas redações dos jornais do que nas câmaras de vereadores, nas prefeituras e no Congresso. Os esquerdistas radicais encantam jornalistas e estudantes universitários; só não conseguem seduzir o povo.

E olha que a torcida foi grande! E não falo apenas de influenciadores bobocas do YouTube, que confundem circo para garotada, com direito a imitação de foca com cabelo colorido, com influência política. Uso para ilustrar apenas dois casos de "renomados jornalistas", mas o tom era esse em quase toda mídia mainstream:

Isso era torcida, não análise. E o resultado não bateu com essa torcida, como fica claro:

Os comunistas derreteram! Eis a conclusão inapelável. Boulos perdeu até para as abstenções em São Paulo. Ou seja, conseguiu ficar em terceiro numa disputa de dois.

Essa abstenção recorde, aliás, serve para nossa reflexão. O povo não gosta do PSDB, mas se vê refém dos tucanos, pois a alternativa é ainda pior. Para não cometer harakiri, os paulistanos escolhem um soco no estômago. E rua trancada...

Por isso não é possível cantar vitória contra a esquerda cedo demais. Uma coisa é a extrema esquerda enfraquecida; outra coisa é o PSDB e mesmo o DEM, cada vez mais "progressista", ainda firmes e fortes. Ou seja, esses partidos de "centro" viraram abrigos de muito esquerdista.

No mais, eu até entendo comemorar o fracasso dos defensores do Foro de SP, mas ainda é comunista até dizer chega nesse país! E ainda tem JOR-NA-LIS-TA que ridiculariza quem fala em ameaça comunista, pois estamos em 2020 e o Muro de Berlim já caiu faz tempo. Sim, nós sabemos! Resta avisar para Boulos e Manu, defensores de Maduro, e para seus milhões de eleitores...

Disse no começo que a derrota dessa esquerda jurássica aconteceu apesar dos institutos de pesquisa. Sim, não podemos deixar de fora da análise esse aparente empenho deles para ajudar os companheiros. Afinal, se fosse um caso de erro apenas, seria aleatório. Mas vemos um erro com viés, sempre a favor da esquerda radical, o que é muito suspeito:

Teremos que subir a margem de erro para uns 10 pontos, e não precisa ser para baixo e para cima: basta ser para baixo no caso dos candidatos da extrema esquerda. Ou a metodologia está muito ultrapassada na era das redes sociais, ou esses institutos buscam mesmo inflar as intenções de voto nesses "camaradas".

Por fim, há um fator importante: para os comunistas, talvez seja melhor ficar de fora das prefeituras importantes mesmo. Elas são vitrines nacionais, e essa turma nada entende de gestão (além de detestarem trabalhar). Boulos deve preferir ficar dois anos só com discursos demagógicos.

E a Manu já pode agora trocar de roupa, pegar a foice e o martelo novamente, parar de frequentar a missa. Até a próxima eleição, ao menos...

Em suma, os comunistas não se deram bem, e isso é ótimo para o Brasil. Mas a esquerda ainda respira. Os tucanos e os democratas estão no poder. E a direita conservadora ainda se vê sem uma base parlamentar, e sequer sem um partido para chamar de seu!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]