Publicidade
Rodrigo Constantino

Rodrigo Constantino

Um blog de um liberal sem medo de polêmica ou da patrulha da esquerda “politicamente correta”.

Campanha

Cortina de fumaça: PT quer esconder entrevista de Roberta Luchsinger e gafes de Lula

Lula durante o debate na Band: entre reclamações e gafes, o presidente se complicou com as próprias palavras.
Lula durante o debate na Band: entre reclamações e gafes, o presidente se complicou com as próprias palavras (Foto: Renato Pizzutto/Band)

Ouça este conteúdo

Depois do desempenho constrangedor de Lula no debate da Band neste domingo – um fiasco que nem a imprensa militante nem os próprios petistas conseguiram esconder –, sobrou para a turma do PT a narrativa de que o presidente “desafiou” Flávio Bolsonaro: vamos abrir nossas contas, quebrar o sigilo fiscal e o telefônico. Corajoso. Lula encurralou o adversário. Ou assim parece, aos petistas.

Deixando de lado o fato de que todo candidato já declara seus bens ao TSE, algumas perguntas ficam no ar. Lula sempre se gabou de não ter celular. Em 2026, não ter telefone é coisa de quem sabe que deixaria rastros demais e quer evitar exatamente o que acontece agora com Daniel Vorcaro. Oferecer “voluntariamente” o sigilo telefônico de um aparelho que não existe é como eu, sem bitcoin nenhum, dizer que minha carteira de criptomoeda está aberta para quem quiser ver. É truque ridículo. Os soldadinhos do Janones repetem o bordão na esperança de recuperar o terreno perdido no debate. Em vão.

Whatsapp: entre no grupo e receba as colunas de Rodrigo Constantino

Mas, além do celular inexistente e dos bens já públicos no TSE (Lula caiu de mais de 7 milhões para cerca de 4 milhões – não sei se foi a Janja, porque ela gasta muito, mas gasta o nosso dinheiro no cartão corporativo), há questões mais sérias. Lula, que se posiciona como pai dos pobres enquanto usa relógio de dezenas de milhares de reais e tenta pintar Flávio de playboy, poderia responder a essas perguntas:

Vai retirar o sigilo de cem anos sobre os gastos da Janja? Vai abrir as contas das propinas da Odebrecht? Vai incluir no patrimônio o sítio que “não era dele”, mas estava no nome de laranja, com pedalinhos no nome dos netos e tudo? Vai abrir as movimentações do Instituto Lula – aquele que o próprio Vorcaro disse que “o do Lula era por fora”? Vai mostrar as contas na Suíça, onde Joesley Batista afirmou ter guardado 300 milhões para os negócios da turma do PT, de Lula e de Dilma?

Fingir que a corrupção petista tem recibo e passa pelos canais oficiais de bens é, de novo, apostar que todo mundo é otário. Os petistas de carteirinha que já votam no Lula de qualquer jeito podem até ser otários. A maioria, porém, não é otária

Não existe família mais escrutinada que a Bolsonaro. Já o Lulinha nem busca e apreensão enfrentou de verdade; está protegido na Espanha, com ajuda de Roberta Luchsinger e da embaixada em Madri. A Polícia Federal que, segundo Flávio Dino, serve à causa de Lula – e cujo diretor-geral, Andrei Rodrigues, frequentou o clube de uísque Macallan de Vorcaro – não viu nada de comprometedor até agora. Até a eleição, claro.

É piada de mau gosto achar que o povo é tão ingênuo. Lula teria de abrir contas na Suíça, em Angola, em Cuba e em todos os lugares onde o PT embolsou dinheiro do Mensalão, do Petrolão e do resto. Fingir que a corrupção petista tem recibo e passa pelos canais oficiais de bens é, de novo, apostar que todo mundo é otário. Os petistas de carteirinha que já votam no Lula de qualquer jeito podem até ser otários. A maioria, porém, não é otária; é desonesta e sabe do jogo sujo que está fazendo. Os indecisos, no entanto, vão engolir essa narrativa?

Está bem claro que o PT tenta criar uma cortina de fumaça, para desviar o foco da entrevista de Roberta Luchsinger e das gafes terríveis de Lula na Band. Os petistas estão desesperados, eis a verdade. Estão apelando para antecipação de aumento do Bolsa Família com o pretexto patético climático, espalhando Fake News de que Flávio pretende acabar com o programa assistencialista e muito mais.

Dá para ver o grau de desespero dos petistas com o tal vídeo do Felca. Criaram uma expectativa gigantesca de que, após meses longe das redes sociais, Felca traria uma bomba contra o Flávio. Mas ele falou sobre bullying e fobia social, e acabou sendo alvo do bullying petista. Foi cancelado e muito xingado por gente como Antonio Tebet, Zé de Abreu e Felipe Neto. Conheceu o “amor” da esquerda.

Lula não terá uma boia salvadora, e isso tem produzido pânico na turma. Se até o Datafolha (registro no TSE BR-00466/2026) coloca Flávio na frente, é porque a margem de segurança está grande. Essa narrativa de quebra de sigilo é mais uma tentativa de criar momento numa campanha que ainda não se recuperou a paulada sofrida no primeiro turno. Lula vai perder. E seu patrimônio seguirá oculto. Mas ao menos Janja terá de gastá-lo, em vez de usar nossos impostos para seus luxos deslumbrados, tudo sob sigilo de um século!

Conteúdo editado por: Jocelaine Santos

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.