Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Como a educação é importante para o crescimento? Resposta em dois minutos…

A CBI, projeto de Gustavo Teixeira, que entrevistei no vídeo da semana passada, provocou-me com a seguinte questão: como a educação é importante para o crescimento? A resposta deveria ser dada em apenas dois minutos. Impossível, claro. Mas a gente faz o que pode e tenta. Eis, então, minha mais sucinta resposta:

Claro, com um pouco mais de tempo dá para deixar registrado que não é qualquer educação, que não estamos falando em governo jogando mais recursos públicos nesse modelo fracassado de ensino atual, que produz basicamente analfabetos funcionais e militantes esquerdistas.

É preciso ter boa educação, justamente aquela que ensina a pensar por conta própria, a dominar corretamente o uso da língua, a fazer contas básicas, a adquirir conhecimento geral útil para a vida.

Em muitos casos, a produtividade pode ser aumentada com curso especializante, mas é importante destacar a educação lato senso como um caminho desejável para a construção de uma nação não só mais próspera, como também mais livre e civilizada.

Nessa palestra que fiz no Fórum da Liberdade em Porto Alegre, justamente sobre o tema educação, apresentei alguns argumentos extras para sustentar essa minha visão. Educação é fundamental, claro. E igualmente fundamental é sempre se perguntar: qual educação?

Rodrigo Constantino

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.