
Ouça este conteúdo
Os aeroportos de Santa Catarina movimentaram 8,5 milhões de passageiros ao longo de 2025, estabelecendo um novo recorde para o estado. O número, que engloba embarques e desembarques domésticos e internacionais, representa uma alta de 5,6% em comparação ao acumulado de 2024. Os dados foram compilados pela Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) junto às operadoras aeroportuárias.
O destaque do período foi a movimentação internacional, que pela primeira vez ultrapassou a marca de 1,2 milhão de passageiros — um crescimento de 36,7% em relação ao ano anterior. No segmento doméstico, o incremento foi de 1,7%.
“Com este números, Santa Catarina tem um movimento per capita comparável aos principais mercados aéreos do mundo. Nosso estado tem um índice de 1,04 passageiros por habitante. No Brasil esse índice é de 0,6; na China gira em torno de 0,5; em toda a América Latina e Caribe é de 0,41 e temos o mesmo desempenho do Chile", comentou o secretário catarinense de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.
Aeroporto de Florianópolis concentra movimentação internacional
O Aeroporto de Florianópolis manteve-se como o principal terminal do estado, concentrando a totalidade da movimentação internacional e superando a marca de 5 milhões de passageiros totais (3,7 milhões no mercado doméstico e 1,2 milhão no internacional). O terminal da capital detém a terceira maior movimentação internacional do Brasil, atrás de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ).
Movimentação nos demais aeroportos de Santa Catarina
- Navegantes: 2,2 milhões de passageiros;
- Chapecó: 647,9 mil passageiros;
- Joinville: 528,2 mil passageiros;
- Jaguaruna: 108,9 mil passageiros;
- Correia Pinto: 7,3 mil passageiros.
“A gente tem praia pra quem é do verão, tem montanha e neve, tem cultura e um povo acolhedor. E o resultado é esse, mais um ano com mais um recorde de passageiros”, afirmou o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL). Os dados consolidados e oficiais sobre a movimentação aeroportuária nacional devem ser publicados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nas próximas semanas.
VEJA TAMBÉM:






