
Ouça este conteúdo
Com três novas lojas em dezembro, a centenária Altenburg encerra 2025 ampliando sua presença no segmento têxtil de cama, banho e decoração para o lar. As inaugurações ocorrem em Itapema (SC) e nos outlets premium de Brasília e Salvador (BA), com produtos das marcas Altenburg, Altenburg Haus e da recém-lançada Zu Wear, voltada para a moda feminina.
Segundo o CEO da empresa, Tiago Altenburg, o fechamento do ano com novas operações representa mais um capítulo no ciclo de evolução da companhia, que completou 103 anos em 2025. "Este tem sido um ano de expansão, mas também de amadurecimento e fortalecimento da nossa relação com o consumidor", comentou o executivo.
A primeira das operações a abrir as portas foi a de Meia Praia, em Itapema (SC), no dia 4 de dezembro. Já as unidades de Brasília e Salvador têm previsão de inauguração para o dia 18 de dezembro, posicionando a marca nas regiões Centro-Oeste e Nordeste e acompanhando o forte crescimento no varejo.
"Chegar a essas três cidades e diferentes regiões neste momento reforça que estamos comprometidos em entregar conforto e qualidade e, com isso, uma nova experiência de dormir e viver bem aos nossos clientes", ressaltou Altenburg.
Com as inaugurações, a empresa passa a contar com 26 lojas, entre próprias e franquias, em todo o país. Para 2026, a marca deve seguir apostando no modelo de franchising.
Empresa familiar com origem em Blumenau (SC), a Altenburg gera mais de 2 mil empregos diretos em suas quatro plantas industriais – três no Brasil e uma no Paraguai. A companhia é a maior fabricante de travesseiros da América Latina, com mais de 1,3 milhão de unidades produzidas por mês.
De acordo com o relatório anual, a Altenburg faturou R$ 652,8 milhões em 2024, a partir da fabricação mensal de mais de 1,6 milhão de produtos. Além das lojas físicas, que dobraram em número desde 2022 – eram 12 –, a marca também está presente em mais de 10 mil pontos comerciais.
“Estamos felizes por encerrar o ano com a ampliação da nossa presença, levando também a Zu Wear para novos públicos, uma marca que traz a essência de sofisticação e conforto da nossa companhia”, observou o CEO.







