Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Para entender

Cinco refúgios em Santa Catarina para quem quer fugir da folia de Carnaval

Rafting em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, é opção para quem quer fugir do agito do carnaval. (Foto: Apuama Rafting/Divulgação)

Turistas brasileiros estão trocando as marchinhas pelo silêncio da natureza neste Carnaval em Santa Catarina. Com o aumento da busca por ecoturismo e autocuidado, selecionei roteiros que oferecem trilhas, cachoeiras e muita aventura para quem deseja desconectar das multidões.

Como funcionam os roteiros de aventura na Grande Florianópolis?

Em Santo Amaro da Imperatriz, o foco são as águas e a Mata Atlântica no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Turistas podem praticar rafting, rapel em quedas d'água e trilhas. As atividades são adaptadas para diferentes idades e níveis de preparo, contando ainda com infraestrutura de arvorismo, escalada e áreas recreativas para crianças em bases locais.

O que Praia Grande oferece para quem busca contato com cânions?

Localizada no sul do estado, a cidade é o portal para os parques nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral. O destino faz parte de um Geoparque reconhecido pela Unesco. Lá, é possível realizar trilhas guiadas por mirantes famosos, como Itaimbezinho e Fortaleza, além de atividades no Rio Mampituba, cavalgadas e cicloturismo pelo vale.

Quais as opções de imersão natural no Vale Europeu?

A região entre Doutor Pedrinho e José Boiteux preserva trechos riquíssimos da Mata Atlântica. Os destaques são as trilhas sensoriais em reservas indígenas e o roteiro das sete cachoeiras em Benedito Novo. Para os mais corajosos, há práticas como o canyoning e o aquatrekking, que consiste em caminhar pelo leito dos rios explorando a geografia local.

Por que Urubici é o destino ideal para quem prefere o frio e o silêncio?

Nas partes mais altas da serra catarinense, Urubici oferece temperaturas amenas e o isolamento das montanhas. Os roteiros exploram ícones geológicos como o Morro da Igreja e a Pedra Furada. A experiência é focada em expedições por cânions menos explorados e passeios em veículos 4x4, priorizando a contemplação e o respeito ao meio ambiente.

Existe turismo de aventura que une esporte e história?

Sim, em Ibirama, no Vale do Itajaí. Além do tradicional rafting no Rio Itajaí-Açu, a região oferece trilhas históricas que percorrem o antigo traçado de uma estrada de ferro. O destino combina a adrenalina das corredeiras com o lazer rural, permitindo que famílias aproveitem a hospitalidade local longe do barulho comum das praias no feriado.

Este conteúdo foi gerado com inteligência artificial. Para acessar a informação na íntegra e se aprofundar sobre o tema consulte a reportagem a seguir.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.