Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Itajaí

Em projeto inédito, Marinha lança fragata com sensores de última geração

Essa é a primeira vez que três fragatas são construídas, ao mesmo tempo, no polo naval de Itajaí.
Essa é a primeira vez que três fragatas são construídas, ao mesmo tempo, no polo naval de Itajaí. (Foto: Divulgação/Thyssenkrupp Brasil)

Ouça este conteúdo

Em meio às negociações para conter os efeitos das tarifas impostas pelos EUA sobre as exportações brasileiras, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), esteve nesta sexta-feira (8) em Itajaí (SC), no lançamento da segunda embarcação da Classe Tamandaré. Lançada ao mar em cerimônia no TKMS Estaleiro Brasil Sul, a fragata Jerônimo de Albuquerque F201 é a segunda do programa que prevê quatro navios para a renovação das forças navais de defesa nacional até 2029.

Com 107 metros de comprimento, cerca de 3,5 mil toneladas de deslocamento e capacidade para uma tripulação de 130 militares, a Jerônimo de Albuquerque será equipada com sistemas eletrônicos de guerra, sensores de última geração, armamentos de médio e longo alcance, além de hangar para helicópteros e pista de decolagem para aviões. "Este lançamento consagra um ciclo produtivo que agrega valor a toda a cadeia da construção naval brasileira. Soluções industriais avançadas, sistemas integrados e expertise técnica entre distintos polos de fabricação e de desenvolvimento de tecnologia, gerando empregos qualificados e estímulo à pesquisa aplicada", destacou o vice-presidente da República.

A previsão da Marinha do Brasil é que o navio esteja plenamente operacional em 2027, integrando-se ao esquema de defesa marítima da chamada Amazônia Azul. Quando concluídas, as quatro embarcações do Programa Fragatas Classe Tamandaré estarão aptas para missões de escolta, vigilância oceânica, controle de tráfego marítimo, defesa antiaérea e antissubmarino.

O projeto é baseado na plataforma MEKO 1-100, desenvolvida pela alemã ThyssenKrupp Marine Systems (TKMS), mas com fabricação local em parceria com a Embraer Defesa&Segurança e a Atech, que formam o consórcio Águas Azuis. No total, serão investidos R$ 4,3 bilhões até 2026, com mais R$ 1 bilhão planejado para etapas posteriores, por meio do Novo PAC, no segmento de Indústria e Defesa.

Construção simultânea de três fragatas é inédita para polo naval de Itajaí

Essa é a primeira vez que três fragatas são construídas, ao mesmo tempo, no polo naval de Itajaí. A primeira delas, chamada Fragata Tamandaré F200, foi lançada em agosto de 2024, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com a Marinha, a embarcação está em fase de testes e deve entrar em operação ainda este ano.

Além da segunda fragata, lançada ao mar nesta sexta-feira (8), uma terceira embarcação está em fase avançada de construção e leva o nome de Cunha Moreira F202, mas só deve entrar em operação em 2028. Ao final da cerimônia, o vice-presidente Geraldo Alckmin retornou a Brasília, onde cresce a expectativa pela divulgação do plano de contingência para ajudar os setores afetados pelo tarifaço imposto por Donald Trump.

Vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), esteve nesta sexta-feira (8) em Itajaí (SC), no lançamento da segunda embarcação da Classe Tamandaré. (Foto: Divulgação/Marinha do Brasil)

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.