Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Enquete

Opine: o que você acha da proposta de juízes anônimos para julgar facções criminosas?

Vara em SC manterá juízes anônimos com uso de software da Microsoft
Vara em SC manterá juízes anônimos com uso de software da Microsoft (Foto: Imagem criada utilizando Gemini/Gazeta do Povo)

Ouça este conteúdo

Santa Catarina acaba de inaugurar a primeira Vara Estadual contra Organizações Criminosas do Brasil. Criada no fim de junho, a unidade promete mais agilidade e segurança no julgamento de processos complexos ao adotar uma tecnologia inédita que mantém os juízes anônimos. A iniciativa, porém, provoca desconfiança e dúvidas entre advogados e especialistas em segurança pública.

O diferencial está em um sistema desenvolvido pela Microsoft que distorce rosto e voz dos magistrados durante as audiências virtuais, impedindo a identificação de gênero ou características pessoais. Além disso, a tecnologia usa inteligência artificial para reconhecimento facial de testemunhas e grava as audiências com transcrição literal.

E a Gazeta do Povo quer saber sua opinião sobre o tema: você concorda com o uso desse sistema que garante anonimato aos juízes no julgamento de organizações criminosas? Compartilhe a sua opinião sobre a iniciativa dos juízes anônimos votando na enquete abaixo.

Instalada em Florianópolis, a vara tem competência estadual e inicia suas atividades com 2.087 processos — 1.841 em andamento e 246 suspensos. A equipe será composta por 35 servidores e contará com o apoio das polícias Civil e Militar. A unidade julgará crimes cometidos por organizações criminosas, exceto casos do Tribunal do Júri, violência doméstica e juizado especial criminal.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.