
Ouça este conteúdo
Um homem, ainda não identificado oficialmente, detonou um artefato explosivo dentro da igreja da Paróquia Santo Estanislau, em Itaiópolis, interior de Santa Catarina e distante 290 quilômetros da capital Florianópolis.
O caso ocorreu por volta das 12h30 de quarta-feira (30) enquanto a igreja, tombada pelo patrimônio histórico, estava vazia. Ninguém se feriu, mas a explosão provocou revolta entre os fiéis.
O autor do ataque entrou no local e tentou abrir o sacrário, sem sucesso. Em seguida, colocou o explosivo sob uma toalha no altar e acionou-o antes de deixar a igreja. Apesar da explosão, os danos materiais foram limitados a uma toalha queimada e manchas no mármore do altar, não afetando a estrutura principal do templo.
Em nota, a Arquidiocese de Joinville, da qual a paróquia faz parte, manifestou “profunda tristeza diante do atentado”. Aos veículos de imprensa locais, o delegado regional Cassiano Tiburski, disse que a Polícia Civil já instaurou inquérito e irá investigar possível crime de dano qualificado e vilipêndio a objeto de culto religioso.
“O local vai passar por perícia hoje e vão ser feitas diligências para a coleta das imagens, das evidências, dos arquivos originais e também a identificação de testemunhas para a instrução do inquérito”, comentou ao delegado ao portal NSC. De acordo com o portal RBV, a polícia já identificou o suspeito, mas ainda não divulgou seu nome para não atrapalhar as investigações.
A Paróquia Santo Estanislau, inaugurada em 1922, é um marco histórico da comunidade e o maior templo católico construído por imigrantes poloneses na América Latina. O templo é tombado em níveis estadual e federal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
VEJA TAMBÉM:






