
Ouça este conteúdo
Gilberto Seleme, 70 anos, é o novo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). O industrial do ramo madeireiro, empresário natural de Caçador (SC), tomou posse na última sexta-feira (22) para a gestão 2025-2028, na presença do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, do governador Jorginho Mello (PL), além de deputados estaduais, federais e senadores. A cerimônia foi conduzida pela jornalista Sônia Bridi, que se declarou uma caçadorense orgulhosa por participar da posse do conterrâneo.
Em seu discurso, Seleme destacou o diálogo com a sociedade e com os diferentes poderes, independentemente da instância de governo ou de corrente política. "A negociação, o diálogo e a diplomacia sensata — desconectada de interesses eleitorais — mais do que nunca, são o caminho para superar o grave momento em que vivemos. O partido da Fiesc é a indústria”, afirmou.
O novo presidente assume a entidade em meio ao tarifaço que atinge exportadoras catarinenses, inclusive do setor da madeira. Aos jornalistas, o novo presidente da Fiesc respondeu que tem falado com os clientes diariamente para buscar saídas. "Tenho pedido para pressionarem o governo de lá para ajudar a resolver a situação. Se os EUA continuarem com 50% de taxa, a construção civil deles vai ficar mais cara, o que não é bom para ninguém", avaliou.
A indústria catarinense é composta por 62,7 mil unidades, que empregam 934,3 mil profissionais — o setor responde por 36,7% dos empregos formais do estado — e representa 28,5% do PIB estadual. Uma responsabilidade que o presidente empossado pretende gerir com associativismo, educação, infraestrutura e ação social.
"Esses são os eixos centrais, mas isso não significa que reduziremos a atenção a outras missões, como a internacionalização, a inovação e a sustentabilidade", pontuou. A nova mesa diretora da Fiesc será formada por André Odebrecht como vice-presidente, além dos industriais Edvaldo Ângelo, Nivaldo Pinheiro, Marco Aurélio Alberton e Evair Oenning.
Seleme, o 11º presidente da Fiesc, é o primeiro do oeste catarinense
Antes da solenidade de posse, o novo presidente da Fiesc, Gilberto Seleme, reuniu as lideranças de Sesi, Senai, IEL e Ciesc, no encontro "Navegar". Seleme enfatizou a força do associativismo e destacou sua trajetória empresarial.
“Vivi de perto a realidade das pequenas e médias empresas e sei o quanto os sindicatos precisam ser ouvidos. Mais do que a experiência, trago a convicção de que sempre há espaço para aprender com nossos técnicos, equipe e lideranças para juntos fortalecermos ainda mais a Fiesc”, afirmou.
Seleme, que assume o cargo no lugar de Mario Cezar de Aguiar, é o 11º presidente da federação, que tem 75 anos de história. Engenheiro civil e administrador de empresas, é empresário dos setores de madeira, couro, construção civil e do agronegócio. Diretor e delegado da Confederação Nacional da Indústria (CNI), ele integra a diretoria da Associação Empresarial de Caçador (ACIC) e é membro do Sindicato da Indústria da Madeira de Caçador — do qual foi fundador e primeiro presidente —, além de compor o Conselho Consultivo do Hospital Maicé, de Caçador.
"Após mais de 40 anos dedicados ao associativismo, tenho orgulho de ser o 11º presidente, o primeiro vindo da região oeste. Uma região que, mesmo distante dos grandes centros consumidores e dos principais corredores logísticos do país, construiu uma indústria sólida, com trabalho árduo, visão e cooperação", defendeu Seleme.
No evento, também foi anunciado o novo superintendente do Sesi e diretor de Gestão de Pessoas e Desempenho, Daniel Tenconi, que atuava como gerente-executivo do Sesi, Senai e IEL, na região de Caçador. Ele se integra à diretoria executiva da Fiesc, composta também pelo diretor de Desenvolvimento Corporativo e Negócios, Alfredo Piotrovski; diretor regional do Senai e diretor de Gestão de Mercado, Fabrizio Pereira; diretor de Relações Institucionais e Jurídicas, Carlos Kurtz; e o superintendente do IEL e diretor de Desenvolvimento Industrial e Inovação, José Eduardo Fiates.
VEJA TAMBÉM:






