Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Infraestrutura e logística

Movimentação de cargas em portos de SC cresce 4,78% em 2025

Portos de Santa Catarina
Santa Catarina ultrapassou, pela primeira vez, a marca de 3 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). (Foto: Gustavo Rotta/PSFS)

Ouça este conteúdo

Os portos de Santa Catarina movimentaram um total de 65,7 milhões de toneladas de cargas ao longo de 2025. O volume representa um crescimento de 4,78% em comparação com o ano anterior. O levantamento foi realizado pela Diretoria de Integração de Modais e Gerência de Portos, vinculada à Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias, com base nos dados fornecidos pelos administradores dos terminais portuários.

O desempenho do setor portuário catarinense superou a média de crescimento nacional, registrada em 4%. Com esses números, o estado consolida a posição de segundo maior movimentador de contêineres do Brasil, atrás de São Paulo, com o porto de Santos (SP), e a frente do Maranhão.

“Nós estamos modernizando, revitalizando, aumentando a capacidade dos nossos portos. Os resultados mostram que estamos no caminho certo e a gente vai continuar investindo em obras e ações que garantam agilidade, reforçando a logística e o dinamismo da economia catarinense”, afirmou o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL).

Na análise específica de contêineres, Santa Catarina ultrapassou, pela primeira vez, a marca de 3 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). O volume corresponde a 20,5% de toda a movimentação desta modalidade no país.

São Francisco do Sul lidera movimentação entre portos de Santa Catarina

Em números absolutos de carga geral, o porto de São Francisco do Sul liderou a movimentação no estado, com 17,5 milhões de toneladas, acumulando um crescimento de 39% nos últimos três anos. Na sequência, aparecem o porto Itapoá (15,5 milhões), a Portonave (10,8 milhões), o terminal aquaviário de São Francisco do Sul (10 milhões), o porto de Imbituba (7 milhões) e o porto de Itajaí (4,7 milhões). Outros terminais somaram 376,9 mil toneladas.

No segmento de contêineres, o porto Itapoá movimentou 1,5 milhão de TEUs, posicionando-se como o maior terminal privado de contêineres do Brasil e o terceiro maior em movimentação geral, atrás apenas da Santos Brasil e da BTP (ambos no porto de Santos). A Portonave registrou 1,1 milhão de TEUs, seguida pelo porto de Itajaí (386,4 mil TEUs) e pelo Porto de Imbituba (106,2 mil TEUs).

“Estamos diante de dados que precisam ser comemorados. O trabalho realizado pelos portos segue obtendo resultados acima da média nacional e refletem todo o empenho de um setor que é muito importante para a economia catarinense”, comentou o secretário catarinense de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.

Os dados consolidados e finais sobre a movimentação portuária, tanto de Santa Catarina quanto do restante do país, devem ser divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em fevereiro.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.