
Ouça este conteúdo
A oposição ao governo Lula (PT) no Senado Federal alcançou as 41 assinaturas necessárias para a abertura do processo do impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Entre os três senadores de Santa Catarina, há uma unanimidade: todos são favoráveis à destituição de Moraes.
Esperidião Amin (PP), Ivete da Silveira (MDB) e Jorge Seif (PL) assinaram a lista que pode abrir o processo, que ainda precisa ser pautado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) — caso seja pautado, o impedimento de Moraes ocorrerá com o voto de 54 dos 81 senadores.
“A partir daí [das assinaturas] possamos realmente começar a interromper essa jornada vingativa que está fazendo mal ao país”, afirmou Amin em referência a Alexandre de Moraes. Ivete da Silveira, que foi criticada pelo posicionamento, falou em uma decisão baseada “em uma conduta que, infelizmente, tem revelado um padrão inaceitável de abusos e extrapolação de limites constitucionais.”
Um dos aliados mais próximos de Jair Bolsonaro, Jorge Seif foi um senadores que obstruiu o plenário do Senado Federal na semana passada como reação à prisão domiciliar do ex-presidente, decretada por Moraes. Para justificar o pedido de impeachment, Seif declarou que o ministro do STF comete “uma série de arbitrariedades que vemos nas maiores ditaduras do mundo.”
Posicionamento dos senadores de Santa Catarina sobre o impeachment de Moraes
A favor
- Esperidião Amin (PP)
- Ivete da Silveira (MDB)
- Jorge Seif (PL)
VEJA TAMBÉM:







