Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Lei estadual

PM de Santa Catarina multa mais de 250 pessoas por uso de drogas em locais públicos

lei proíbe uso de drogas em Santa Catarina
Usuário de drogas em local público é multado em um salário mínimo em SC. (Foto: Pixabay)

Ouça este conteúdo

A Polícia Militar de Santa Catarina aplicou mais de 250 multas a pessoas flagradas portando ou consumindo drogas ilícitas em locais públicos, conforme a nova lei estadual sancionada pelo governador Jorginho Mello. A norma prevê multa equivalente a um salário mínimo para quem for autuado e valor dobrado em caso de reincidência no período de 12 meses.

A lei estabelece que qualquer espaço público — aberto ou fechado — nas proximidades de órgãos, instituições ou construções públicas, incluindo praças, parques e vias públicas, está sujeito à fiscalização. A medida abrange todas as substâncias ilícitas previstas pela legislação federal.

“Praça é para as famílias curtirem, para as crianças brincarem em segurança, sem maus exemplos. Se deixar o pequeno delito acontecer, o problema só vai crescendo e fugindo do controle. Santa Catarina é o estado mais seguro do Brasil porque a gente combate o problema na raiz”, afirmou o governador.

A Polícia Militar e outras Forças de Segurança do Estado intensificaram as operações para coibir o consumo de entorpecentes nesses ambientes, com foco especial nas áreas de convivência pública.

Os valores arrecadados com as multas serão destinados a políticas públicas de prevenção ao uso de drogas e tratamento de dependentes químicos, reforçando o caráter educativo e social da nova legislação.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.