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Programa "Estrada Boa Rural"

Maior produtor de suínos do país lança estratégia bilionária para melhorar a logística do setor

Santa Catarina, líder na produção de suínos, avança na infraestrutura para escoamento rápido do agronegócio.
Santa Catarina, líder na produção de suínos, avança na infraestrutura para escoamento rápido do agronegócio. (Foto: Wenderson Araujo/Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil)

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Santa Catarina deu um passo decisivo para enfrentar um dos principais gargalos que impactam diretamente a produção de suínos: a precariedade das estradas rurais. Embora o estado tenha abatido quase 18 milhões de suínos em 2024 e produzido mais de 1,5 milhão de toneladas de carne, ainda sofre prejuízos constantes no transporte quando as chuvas tornam as vias não pavimentadas intransitáveis.

Para atacar o entrave logístico e alavancar a produção de suínos — assim como outros setores do agronegócio catarinense — o governo catarinense promete injetar R$ 2,5 bilhões na pavimentação de 2,5 mil quilômetros de estradas rurais em 295 municípios, com o denominado programa "Estrada Boa Rural".

"O Estrada Boa Rural é um compromisso com o povo trabalhador de Santa Catarina. Fortalece nossa posição como líder nacional no agronegócio", destacou o governador Jorginho Mello (PL). Dos cerca de 2 mil quilômetros de estradas pavimentadas atuais em Santa Catarina, o programa promete dar um salto nesse total para 4,5 mil quilômetros.

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O projeto adota uma parceria estado-municípios. Do total de R$ 2,5 bilhões, R$ 1,25 bilhão será repassado às prefeituras via convênios simplificados. O restante será aportado via Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e Badesc - Agência de Fomento de Santa Catarina S.A., permitindo financiamentos municipais para contrapartida.

Adicionalmente, o governo estadual cobrirá juros e correções dos empréstimos, oferecendo um ano de carência e quatro anos para pagamento. Dessa forma, o custo médio é de R$ 1 milhão por quilômetro, com pistas de até sete metros de largura.

Por outro lado, os municípios poderão apresentar projetos em duas etapas (2025 e 2026), desde que atendam critérios como a ligação de comunidades rurais a vias pavimentadas e atendimento de pelo menos duas propriedades por quilômetro. "Ao garantir estradas pavimentadas, vamos melhorar a logística da produção de suínos e aumentar a competitividade catarinense nos mercados interno e internacional", afirmou o secretário catarinense da Agricultura e Pecuária, Carlos Chiodini.

A avaliação é compartilhada pelo presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Losivanio Luiz de Lorenzi. "Santa Catarina responde por 54% das exportações brasileiras de carne suína, contudo a precariedade das estradas encarece o frete em até 10%", disse.

Pequenos e médios suinocultores são os que mais dependem da infraestrutura rural para manter sua atividade viável. "Estradas pavimentadas significam menos perdas, mais acesso a mercados e insumos, e maior valorização da propriedade", pontua o secretário da Agricultura e Pecuária.

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Relevante para o setor também é a alimentação animal, que representa cerca de 70% do custo da produção de suínos. Segundo o assessor técnico da Comissão Nacional de Aves e Suínos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rafael Ribeiro, Santa Catarina precisa importar em média 5 milhões de toneladas de milho por safra.

"Sem logística adequada, esse insumo chega mais caro ao produtor. Portanto, cada quilômetro pavimentado significa menos tempo de deslocamento e maior bem-estar animal, melhorando a produtividade", explicou.

Para o diretor-executivo da Associação Catarinense de Avicultura (Acav) e Sindicarne, Jorge Luiz de Lima, o transporte chega a R$ 90 mil mensais por caminhão. "Quando o setor ganha tempo e reduz custos, toda a cadeia produtiva se fortalece."

A produção de suínos é a principal atividade agropecuária de Santa Catarina. O valor bruto da produção é estimado em R$ 16,1 bilhões em 2025 - equivalente a 28,5% de toda a produção agrícola e pecuária estadual.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária (Faesc), José Zeferino Pedrozo, ressalta que o problema vai além do impacto logístico na produção de suínos. "Nossas estradas estão congestionadas há anos, enquanto o setor cresceu muito e a demanda por infraestrutura aumentou."

Além das estradas rurais, Pedrozo defendeu a viabilização de uma ferrovia ligando Chapecó a Cascavel (PR). A solução, segundo ele, permitiria integrar Santa Catarina aos principais centros produtores do país.

Para Pedrozo, também é necessário avançar em obras nas rodovias federais, como a duplicação da BR-282 ou a implantação de terceira pista em trechos mais críticos. "Nossa principal reivindicação é a melhoria das estradas e a implantação da ferrovia, obras essenciais para garantir que Santa Catarina continue sendo destaque nacional, apesar do seu tamanho reduzido, no setor produtivo e em tantos outros".

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