Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Em Santa Catarina

Protesto de estudantes contra Nikolas Ferreira impulsiona venda de ingressos em evento com o deputado

Após reclamação de estudantes, aumentou a procura por informações sobre evento com Nikolas Ferreira (PL), marcado para o próximo sábado (23), na Univali.
Após reclamação de estudantes, aumentou a procura por informações sobre evento com Nikolas Ferreira (PL), marcado para o próximo sábado (23), na Univali. (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) tem aumentado a participação em eventos de empreendedorismo ou políticos de caráter conservador, principalmente na Região Sul do país. De maio para cá, o nome do parlamentar — eleito em 2022 pelo estado de Minas Gerais com 1,47 milhão de votos, o mais votado do país — figurou como principal atração em cidades como São José (SC), na Grande Florianópolis, em Curitiba (PR) e em Chapecó (SC).

Numa atuação parlamentar marcada como uma das principais vozes de oposição ao governo Lula (PT), Nikolas Ferreira enfrentou, nos últimos dias, críticas de estudantes da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) contrários ao evento "Apas Conference 2025", seminário previsto para ser realizado nas dependências da instituição, no Teatro Adelaide Konder, no próximo dia 23, com a presença do deputado federal mineiro.

"O evento contará com a presença de figuras como o deputado federal Nikolas Ferreira (PL), um dos principais rostos do fascismo no Brasil e, atualmente, à frente de uma campanha pela anistia de Jair Bolsonaro, hoje em prisão domiciliar", diz um trecho da nota de repúdio, assinada por 14 centros acadêmicos da instituição.

Os acadêmicos rechaçam a realização do evento com Nikolas na Univali e alegam que "não se trata de pluralidade de ideias, mas de abrir espaço para narrativas violentas e desumanas, que negam o direito de existência de parte da população e afrontam os princípios que sustentam o rigor científico e a função social da universidade".

Solicitada a se posicionar pela reportagem da Gazeta do Povo, a reitoria da universidade reafirmou compromisso com a liberdade de expressão. "Uma universidade que não possa ser espaço para o debate de ideias perde sua essência. Impedir a realização de um evento por discordar de suas ideias significa substituir o diálogo pela censura", respondeu a Univali em nota, reforçando que a atividade não é organizada pela instituição. Procurado via assessoria, o deputado federal Nikolas Ferreira não se manifestou.

Com a repercussão da nota assinada pelos centros acadêmicos da Univali, a Ação Política Atlântico Sul, responsável pelo "Apas Conference 2025", manifestou-se no perfil do evento no Instagram, na semana passada. Os organizadores responderam que o evento busca debater assuntos plurais, com o "objetivo de oferecer conhecimento à sociedade e discutir ideias que construam — e não que dividam — o país".

Universidade que não possa ser espaço para o debate de ideias perde sua essência. Impedir um evento por discordar de suas ideias significa substituir o diálogo pela censura.

Univali, após protesto de estudantes sobre evento com Nikolas Ferreira

Evento com Nikolas Ferreira, Ana Campagnolo e Luiz Philippe de Orleans e Bragança é confirmado na Univali

Além do deputado federal Nikolas Ferreira, o evento marcado para a Univali no próximo sábado (23) conta com a palestra do deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL) e com a participação da deputada estadual por Santa Catarina, Ana Campagnolo (PL), que fará uma sessão de autógrafos de seus livros para os participantes.

Apesar da polêmica, a organização confirmou à Gazeta do Povo que o evento está mantido para o dia marcado, com apoio da Univali, da prefeitura de Itajaí e da Polícia Militar de Santa Catarina. A segurança foi reforçada, segundo a Apas, porque a nota dos estudantes contrários pede que a comunidade acadêmica se junte para barrar a realização do evento. "Estamos convictos de que será um evento tranquilo e ordeiro para todos", respondeu Enrico Bianco, integrante da organização.

Se de um lado a manifestação dos estudantes recebeu apoio de políticos e militantes de esquerda, também serviu para impulsionar o evento, com o aumento de buscas no Google pelos termos "Apas Conference" e "Nikolas Ferreira" entre os dias 12 e 14 de agosto. "Nós já estávamos tendo uma boa procura antes do ocorrido; porém, após a manifestação dos estudantes, houve um aumento expressivo na busca por ingressos. Se antes achávamos que teríamos ingressos disponíveis no dia, agora já acreditamos que se esgotarão nas próximas horas", destacou Bianco.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.