Publicidade
Acolhimento temporário

Santa Catarina propõe rede de voluntários para cuidar de animais de estimação de pacientes internados

Projeto de lei quer cria uma rede estadual de voluntários para acolher temporariamente animais de estimação de pacientes que estão internados
Projeto de lei quer criar uma rede estadual de voluntários para acolher temporariamente animais de estimação de pacientes que estão internados. (Foto: Magnific)

Ouça este conteúdo

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) analisa um projeto de lei que cria uma rede estadual de voluntários para acolher temporariamente animais de estimação de pacientes que estão internados e não têm quem cuide deles em sua ausência. O PL 388/2026, apresentado pelo deputado estadual Mário Motta (PSD), altera a Lei 17.968/2020, que autoriza a visitação de animais domésticos em hospitais públicos e privados catarinenses.

O texto acrescenta um artigo específico para regulamentar o que chama de "acolhimento temporário solidário" de pets pertencentes a tutores hospitalizados. Pela proposta, o poder público passaria a incentivar a formação de cadastros de lares temporários, protetores independentes e instituições habilitadas a receber os animais enquanto durar a internação do dono.

A medida vale para hospitais de todo o estado, tanto da rede pública quanto da privada. Se aprovado, o PL 388/2026 exigirá regulamentação posterior do Executivo estadual para definir como os cadastros de voluntários e instituições parceiras serão estruturados e fiscalizados.

O projeto tramita na Comissão de Constituição e Justiça, primeira das quatro comissões pelas quais precisa passar antes de chegar ao plenário. A relatoria foi distribuída ao deputado Mauro de Nadal (MDB) no fim de junho, mas o parecer ainda não foi apresentado. A pauta também aguarda análise das comissões de Trabalho, Saúde e Proteção Animal — etapas que ainda não têm data marcada.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.