Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ivete da Silveira (MDB-SC)

Senadora de SC define voto pelo impeachment de Moraes e rebate insultos

Senadora Ivete Silveira rebate ataques após declarar apoio ao pedido de impeachment de Moraes no Senado.
Senadora Ivete Silveira rebate ataques após declarar apoio ao pedido de impeachment de Moraes no Senado. (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

Ouça este conteúdo

A senadora Ivete Marli Appel da Silveira (MDB-SC) rebateu críticas recebidas, após assinar, nesta quarta-feira (6), o pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A parlamentar defendeu a posição tomada, exigiu respeito e disse que insultos são inaceitáveis.

“Rechaço qualquer forma de ofensa ou xingamento, pois acredito no diálogo responsável e na dignidade dos cargos que ocupamos em nome do povo”, afirmou a senadora. Ivete Silveira declarou que sua decisão se baseia em fatos e em uma conduta que, segundo ela, revela um padrão de abusos e extrapolação dos limites constitucionais.

Senadora Ivete da Silveira (MDB-SC) assina pedido de impeachment de Alexandre de Moraes.Senadora Ivete da Silveira (MDB-SC) assina pedido de impeachment de Alexandre de Moraes. (Foto: Reprodução/Instagram Senadora Ivete da Silveira)

“Não se baseia em ataques pessoais, insultos ou desrespeito à instituição do Supremo Tribunal Federal”, destacou a senadora catarinense. Ela também afirmou que assinou o pedido por coerência com o mandato e por entender que “nenhum poder está acima da Constituição”.

VEJA TAMBÉM:

Impeachment de Alexandre de Moraes ganha força no Senado

Com a adesão da senadora catarinense, o pedido de impeachment de Moraes conta com o apoio declarado de 39 senadores. Outros 19 se posicionaram contra, enquanto 23 permanecem indefinidos, conforme dados do Voto Senadores. Faltam dois votos para os 41 necessários à admissibilidade em comissão especial.

Se aprovado por maioria simples na comissão, o parecer segue para o plenário do Senado. Lá, passa por nova votação, também por maioria simples. Caso avance, a Mesa Diretora comunica a decisão ao Supremo Tribunal Federal, à Presidência da República e ao ministro citado.

A Corte analisa a denúncia, e o Senado marca o julgamento. Para que Moraes perca o cargo, são necessários ao menos 54 votos favoráveis na votação nominal final.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.