
Ouça este conteúdo
Os produtos da Lacticínio Tirol fazem parte de uma exposição permanente no hall da Secretaria de Turismo do município de Treze Tílias (SC), a 420 quilômetros de Florianópolis. Caixas de leite, queijos e potes de nata com a marca figuram como símbolos da cidade, ao lado de peças de madeira esculpida e livros sobre a arquitetura marcante do lugar, fundado em 1933 por austríacos. Foram esses imigrantes que, ao deixarem a Europa durante a crise econômica entre as duas guerras mundiais, trouxeram na bagagem a habilidade no trabalho com madeira e o conhecimento para a produção de leite.
"Treze Tílias foi o berço da Lacticínios Tirol e foi fundamental na formação da sua identidade. Essa origem se reflete no posicionamento da marca, que valoriza a tradição e técnicas inspiradas na produção artesanal", comentou o gerente de marketing, Rodnei Guariza.
A história da empresa teve início por iniciativa do padre Johann Otto Küng. O religioso identificou nas terras do meio-oeste catarinense certa semelhança com as da região do Tirol (entre a Áustria e a Suiça) e resolveu estimular a cultura leiteira para impulsionar a economia local. A empresa foi vendida posteriormente a um grupo de 34 pessoas, responsável por concluir as obras da fábrica e fundar a Lacticínios Tirol em 26 de setembro de 1974.
Nos primeiros dias, a captação girava em torno de 80 litros diários, vindos de produtores vizinhos que levavam a matéria-prima de carroça até a indústria. Mais de 50 anos depois, a empresa está em plena expansão, com exportações para Uruguai, Chile e Paraguai. Somente na nova fábrica de Pinhalzinho (SC), a capacidade de produção será de 1 milhão de litros de leite por dia. O investimento na construção foi de R$ 200 milhões e o início da operação está previsto para o final de 2026.
"Mais que impulsionar a geração de empregos, a renda e o desenvolvimento da Região Sul, esse investimento evidencia o potencial de crescimento da empresa, que tem realizado constantes ampliações, modernizações e desenvolvido novos produtos", afirmou Guariza.
As três unidades produtivas da Lacticínios Tirol — localizadas em Treze Tílias, Pinhalzinho e Ipiranga (PR) — empregam diretamente mais de 2.200 colaboradores. A empresa ainda oferece assistência técnica aos produtores por meio de cerca de 100 técnicos, agrônomos e veterinários.
Presença em São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul
Com um mix de mais de 170 itens, a Lacticínios Tirol lançou novas linhas em 2025. Entre elas, estão os queijos especiais Treze Tílias e o iogurte batido, pronto para o consumo. "Ao longo de sua trajetória, a Lacticínios Tirol realizou investimentos industriais que permitiram aumentar a escala de produção e ampliar significativamente o portfólio, passando a oferecer produtos em diversas categorias lácteas", contou o gerente de Marketing.

O fortalecimento da atuação em praças estratégicas, como São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, contribuiu para a expansão nacional da marca. Além disso, a estratégia da empresa foi de proximidade com parceiros, fornecendo suporte contínuo, inovação em portfólio e ações conjuntas para gerar valor compartilhado.
"Essa atuação colaborativa, aliada a investimentos em tecnologia, certificações de qualidade e práticas sustentáveis, resultou em desempenho mais robusto e sustentável, consolidando a empresa como uma marca presente, confiável e parceira na jornada de crescimento de seus clientes e distribuidores", observa Guariza.
Recentemente, a empresa concluiu as ampliações em sua unidade de Ipiranga, no Paraná, que recebeu cerca de R$ 100 milhões de investimento em novos equipamentos. O aporte fortaleceu a produção de leite, creme de leite UHT e bebida láctea UHT, além de preparar a linha para o lançamento de novos produtos.
Tirol diversifica produção sem perder a essência de suas origens
Um dos principais lançamentos da Lacticínios Tirol foi a linha BioCiclos, com produtos voltados para diferentes fases da vida, incluindo uma versão de leite com 70 g de proteína por litro. Os itens são enriquecidos com vitaminas e minerais, contam com opções zero lactose e estão organizados em categorias específicas para adultos e idosos, além da versão integral para crianças.
O carro-chefe da marca continua sendo o leite UHT, tradicional na preferência do público. No entanto, ao longo dos anos, a empresa passou a acompanhar as novas demandas dos consumidores, combinando inovação e receitas clássicas.
A linha de queijos especiais Treze Tílias é um exemplo dessa combinação. O portfólio reúne queijos premium — como gruyère, gouda, emmental e parmesão — produzidos com métodos tradicionais, em homenagem à herança artesanal europeia da cidade de origem.
"A herança cultural austríaca inspirou a produção de queijos premium, e Treze Tílias compõe a narrativa de qualidade e autenticidade presente na comunicação institucional da empresa", disse Guariza.
Mesmo conquistando mercados nacionais e internacionais e mantendo parques industriais em diferentes cidades, a marca reafirma o compromisso de preservar suas origens.








