
Ouça este conteúdo
A Defesa Civil de São Paulo irá criar um gabinete de crise para coordenar as ações relativas aos impactos das fortes chuvas previstas para os próximos dias na capital e no estado. O órgão emitiu um alerta especial em razão das previsões de temporais de intensidade moderada e alta, que podem ser intensificados pela chegada de uma frente fria ao litoral paulista no domingo (26).
"Devido a previsão para acumulado de chuva elevado e de forte intensidade entre segunda-feira (27) e terça-feira (28), a Defesa Civil do Estado montará, de forma presencial, o gabinete de crise no CGE [Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas], para coordenar as ações relacionadas aos eventos climáticos previstos", informou o órgão.
A Defesa Civil ainda disse que as empresas reguladoras de serviços públicos, representantes de concessionárias de abastecimento de água e energia também atuarão no gabinete para proporcionar “uma pronta resposta, caso necessário".
Na tarde da sexta-feira (24), um temporal atingiu a cidade de São Paulo. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foi o terceiro maior volume de chuva registrado no município em 64 anos. Foram 125,4 mm acumulados ou 48,5% dos 257,3 mm previstos para todo o mês de janeiro.
Temporal causou estragos em bairros de São Paulo
Em um dos bairros de São Paulo mais afetados pelo temporal, a Vila Madalena, a água atingiu três metros de altura e invadiu residências, além de ter arrastado e deixado carros empilhados em alguns pontos.
Os bairros de Santana e Pinheiros também foram atingidos pela tempestade que durou cerca de duas horas – entre as 15h30, quando o céu escureceu, e as 17h30.
Um pouco antes da chuva começar, pela primeira vez, a Defesa Civil enviou um "alerta severo" para todos os celulares do município: “Chuva forte se espalhando pela capital paulista com rajadas de vento e risco de alagamento. Mantenha-se em local seguro”, dizia o informe.
Um vídeo que circulou pela internet traz as imagens da câmera de segurança de uma casa, cujo portão foi arrebentado por um carro levado pelas águas e que só parou ao se chocar contra uma das janelas da residência. Outra gravação mostra o Beco do Batman, local da Vila Madalena, tomado por enxurradas.
Moradores que tiveram suas casas invadidas pelas correntezas, além de terem perdido móveis e eletrodomésticos, chegaram a encontrar peixes mortos deixados pelas águas. Na rua Isabel Castela, também na Vila Madalena, supermercados ficaram alagados.
Até terça-feira, a previsão é de que haja temporais entre o fim da tarde e o início da noite em todo o estado de São Paulo. Com a chegada de uma frente fria ao litoral, além do fortalecimento das tempestades, as previsões são de que a temperatura baixe a partir da terça-feira (28), acabando com a sensação de abafamento que persiste na capital.




