• Carregando...
Instituto Paraná Pesquisas divulga levantamento de intenção de voto para Prefeitura de Santos.
Paraná Pesquisas também questionou santistas sobre aprovação dos governos Tarcísio e Lula| Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

O Instituto Paraná Pesquisas divulgou na segunda-feira (18) uma pesquisa de intenção de votos dos eleitores para a Prefeitura de Santos, com nomes de pré-candidatos para a eleição municipal de outubro de 2024. A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) aparece com 35,7% das intenções de voto, seguida pelo atual prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos), com 24,4%. A pré-candidata do Partido dos Trabalhadores (PT), vereadora Telma de Souza, ficou com 20,9%.

Durante evento em Santos no mês passado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou apoio à deputada federal Rosana Valle nas próximas eleições. Já o atual prefeito, Rogério Santos, é do mesmo partido do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que ainda não se manifestou publicamente sobre quem vai apoiar no ano que vem.

O primeiro cenário apresentado pelo instituto foi a “pesquisa estimulada”, ou seja, o entrevistado escolhe um dos nomes apresentados pelo instituto.

Na pesquisa espontânea, que é aquela em que não é apresentada uma lista de opções aos entrevistados, Rogério Santos e Rosana Valle ficaram empatados com 6,6%, seguidos pelo ex-prefeito de Santos, o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), com 5,6%. Não sabem ou não responderam totalizaram 73%.

Segundo o Paraná Pesquisas, o grau de confiança da pesquisa é de 95% com uma margem de erro de aproximadamente quatro pontos percentuais nos resultados gerais. O instituto entrevistou 622 eleitores santistas, entre os dias 08 e 11 de dezembro de 2023.

Quase 62% dos santistas aprovam gestão do governo Tarcísio

A administração do prefeito de Santos, Rogério Santos, também foi avaliada pela pesquisa. Para 47,7% dos entrevistados, a gestão é boa ou ótima; outros 32,3% acham regular e 18% avaliam como ruim ou péssima.

Para 47,4% dos santistas a administração do governador Tarcísio de Freitas é boa ou ótima. Outros 29,9% analisam como regular e 20,2% dizem ser ruim ou péssima. Para 61,9%, a gestão de Tarcísio está aprovada; outros 32,3% a desaprovam. Eleitores que não souberam avaliar ou não responderam somam 5,8%.

Já sobre o governo federal, 35,1% consideram a gestão do presidente Lula (PT) boa ou ótima mas 23% dos entrevistados dizem ser regular e outros 40,5% acham ruim ou péssima. Para 48,6% dos santistas a administração de Lula está aprovada, enquanto outros 48,1% a desaprovam e 3,4% não sabem ou não responderam.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]