
Ouça este conteúdo
As férias escolares de julho impulsionam o turismo nacional, com destaque para cidades com atrativos de inverno e polos de lazer familiar. Segundo levantamento da plataforma Airbnb em parceria com a consultoria MindMiners, 73% dos brasileiros que pretendem viajar ao longo deste mês escolheram destinos dentro do país. O movimento estimula diversos setores econômicos.
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), com base em dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as companhias aéreas nacionais ofertarão mais de 11 milhões de assentos em 68,3 mil voos domésticos durante as férias. O volume representa um crescimento de 6% em relação ao mesmo período de 2024 e consolida o setor aéreo como peça-chave no desenvolvimento do turismo brasileiro.
A pesquisa mostra que cidades tanto de clima frio quanto de regiões mais quentes têm atraído os turistas. Entre os que viajarão em julho, 45% visitarão outros estados e 28% permanecerão dentro da própria unidade federativa. Os destinos onde a cultura de inverno é celebrada são os que mais foram apontados.
"Suíça brasileira" é opção preferida nas férias de inverno
Campos do Jordão (SP) se mantém como um dos principais destinos do inverno. A cidade serrana deve receber mais de 1,5 milhão de visitantes neste mês, com expectativa de movimentar cerca de R$ 350 milhões na economia local, segundo a prefeitura. As temperaturas, que variam entre 3 °C e 11 °C, aliadas à arquitetura em estilo europeu e à paisagem da Serra da Mantiqueira, contribuem para a alta demanda.
Campos do Jordão é a cidade mais alta do Brasil, com uma altitude de 1.628 metros. “É um momento crucial para a economia local, que se beneficia diretamente da movimentação turística com geração de emprego, renda e fortalecimento da nossa imagem como destino de excelência”, afirma o secretário municipal do Turismo, Fábio Izar.

A programação inclui o 55º Festival Internacional de Inverno, maior evento de música clássica da América Latina, além do novo "FAM nas Alturas", voltado à música popular brasileira e à gastronomia. No fim do mês, a 54ª Festa da Cerejeira em Flor celebra a cultura nipo-brasileira.
Pomerode oferece o sabor da tradição alemã em em solo catarinense
No "vale europeu" de Santa Catarina, o município de Pomerode se consolida como destino de inverno por meio da valorização da cultura alemã e de uma programação focada em experiências. A cidade, que recebe mais de 1 milhão de turistas por ano, espera 150 mil visitantes em julho.
O 19º Festival Gastronômico de Pomerode lidera as atrações, com pratos típicos, apresentações culturais e oficinas. Outro destaque é a Caminhada Noturna da Rota do Enxaimel, que percorre construções tombadas e paisagens rurais.

O Alles Park, com neve artificial, museus, confeitarias, e o Zoo Pomerode completam a oferta. A cidade também mantém exposta a escultura do Maior Ovo Decorado do Mundo, de 14 toneladas.
“Pomerode se tornou um destino de turismo de experiência”, resume o secretário de Turismo local, Manfredo Zmazek Goede. A expectativa é atrair público diversificado em busca de tradição e hospitalidade.
VEJA TAMBÉM:
Águas quentes de Goiás atraem turistas de todo o Brasil
Com clima ameno e infraestrutura voltada ao lazer em família, a região das águas termais de Goiás se destaca durante o inverno. Formada por Caldas Novas, Rio Quente e Piracanjuba, abriga aquela que é considerada maior estância hidrotermal do mundo, conforme a Goiás Turismo. A água, aquecida naturalmente pelas rochas da Serra de Caldas, movimenta a economia com foco no turismo de bem-estar.
Caldas Novas, principal centro da região, bombeia diariamente 15 mil metros cúbicos de água quente em mais de 80 pontos. A cidade tem expectativa de 100% de ocupação neste mês, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis. A estimativa é de 812.572 turistas no mês, parte de um fluxo anual superior a 4 milhões. A cidade deve movimentar R$ 480 milhões no mês de julho com o turismo das férias de inverno.

Rio Quente atrai visitantes da Europa, América do Norte e Ásia. A região também abriga o Parque Estadual da Serra de Caldas, com trilhas, cachoeiras e nascentes preservadas.
“Caldas Novas é um dos destinos mais tradicionais do estado de Goiás. Em razão de suas águas termais, a cidade atrai turistas de diversas partes do Brasil. Além disso, oferece uma rica gastronomia e diversas atrações culturais que encantam os visitantes”, afirma a turismóloga e coordenadora do Observatório de Turismo de Goiás, Giovanna Tavares.
VEJA TAMBÉM:









