• Carregando...
Com aval de Lula, PT terá vice na chapa de Guilherme Boulos (PSOL) na eleição de 2024 em São Paulo.
Com aval de Lula, PT terá vice na chapa de Guilherme Boulos (PSOL) na eleição de 2024 em São Paulo.| Foto: Divulgação/Câmara Federal

A um ano das eleições municipais, São Paulo ainda não tem a definição sobre um candidato da direita para fazer frente ao pré-candidato da extrema esquerda, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL). Apoiado pelo presidente Lula (PT), Boulos vem liderando as recentes pesquisas de intenção de voto para a Prefeitura de São Paulo.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), busca a reeleição enquanto tenta se colocar como um candidato de centro-direita. Ele chegou a falar que não era próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas logo depois disse que “gostaria muito do seu apoio na eleição de 2024”. A posição incerta tem como consequência afastar Nunes do eleitorado de direita.

Também pré-candidato, o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil) já disse que será o candidato da direita em São Paulo, mas tem pela frente o desafio de convencer os eleitores que o Movimento Brasil Livre (MBL), do qual ele faz parte, representa os anseios da direita.

Além disso, Kataguiri precisa convencer o seu próprio partido a sustentar a candidatura própria. O União Brasil ainda não confirmou oficialmente que terá um pré-candidato ou se apoiará o atual prefeito.

Analistas acreditam em polarização na eleição 2024 em São Paulo

Para o cientista político e diretor do Núcleo de Pesquisas Politicas Publicas da USP José Álvaro Moisés, a eleição do ano que vem sofrerá da mesma polarização de 2022. “O mais provável é que a direita seja representada pelo atual prefeito. A disputa vai polarizar em São Paulo, e Nunes é o nome mais provável a ter apoio de Bolsonaro. Além de Nunes ter a vantagem de estar no cargo, não tem nenhum outro nome com visibilidade e projeção para ocupar esse papel”, avalia o professor.

Até o momento, segue a indefinição sobre qual candidato Bolsonaro, e consequentemente o PL, apoiará em São Paulo. Valdemar da Costa Neto, presidente da legenda, já deixou claro que essa é uma decisão que cabe apenas ao ex-presidente. Bolsonaro chegou a dizer que “precisava resolver alguns problemas em São Paulo”, referindo-se à eleição do ano que vem. O ex-presidente também manifestou a intenção de ter uma candidatura própria do partido na capital paulista, com apoio a Nunes em um eventual segundo turno.

Moisés acredita que essa indefinição de quem será o candidato apoiado por Bolsonaro fortalece a esquerda. “Se Bolsonaro demorar muito para manifestar o seu apoio, Boulos vai ter uma parte do campo limpo para crescer mais”. Na visão dele, o apoio de Lula terá um peso maior do que o de Bolsonaro na eleição em São Paulo. “Bolsonaro perdeu para Lula na capital em 2022, e o PT sempre foi forte na capital, ganhou várias eleições. Lula terá mais influência, na minha opinião”.

Para a professora de ciência política da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) Denilde Holzhacker, Nunes é o nome da direita. “O candidato da direita hoje é o prefeito, Ricardo Nunes, que está tentando construir uma posição mais à direita para se contrapor ao Boulos e ser de fato o representante do Bolsonaro na cidade. Ele tem bastante dificuldade porque é um prefeito que pouca gente conhece, tem muitos questionamentos sobre a administração dele, foi uma administração muito apagada. Agora que ele está iniciando um conjunto de obras para tentar garantir uma visibilidade maior”, diz a professora.

Nunes tem intensificado a agenda ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), na tentativa de desfrutar do bom capital político do governador e se tornar uma figura mais conhecida. “A estratégia de Nunes é se aproximar mais do Tarcísio, que consegue ter um espectro de apoio não só da direita, mas também da centro-direita, onde o Nunes tem disputado o eleitorado”, avalia a cientista política.

Ela reforça a tese da polarização em 2024. “A nacionalização da eleição em São Paulo é comum, pelo tamanho da cidade, pela lógica de disputas, mas também prevalecem muito os temas locais. Vai ser a possibilidade de um terceiro turno entre Bolsonaro e Lula, com chances claras de que o debate crie um antagonismo, uma polarização como a gente viu na eleição ano passado”.

Com afastamento de Nunes, Ricardo Salles volta a ser cogitado para eleição em São Paulo

Com a indefinição do apoio de Bolsonaro e um receio por parte do ex-presidente em apoiar um candidato que no futuro pode se tornar um adversário, como foi o caso do ex-governador João Dória (PSDB), o nome do deputado federal Ricardo Salles (PL) voltou a ganhar força.

Em um econtro em Brasília na semana passada, Bolsonaro encorajou o seu ex-ministro a disputar a eleição. Salles havia desistido da disputa após enfrentar resistência dentro do próprio PL. O parlamentar chegou a cogitar a saída da sigla. Após o aval do ex-presidente, Salles corre para viabilizar a sua candidatura.

Políticos ouvidos pela Gazeta do Povo reconheceram que Salles pode ser um “barril de pólvora”. Para o grupo do ex-presidente, Salles é o mais próximo ideologicamente de Bolsonaro.

O nome do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) também foi cogitado por parlamentares em Brasília, mas o próprio ex-presidente descartou a possibilidade, afirmando que não quer nenhum de seus filhos no Executivo, segundo informação de um assessor próximo a Bolsonaro.

Última pesquisa divulgada coloca Nunes mais próximo de Boulos

Na pesquisa de intenção de votos para a prefeitura de São Paulo divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisas no dia 27 de setembro, Nunes mostrou melhora no desempenho. Boulos segue liderando a disputa, com 35% das intenções de voto, contra 29% de Ricardo Nunes.

Em terceiro lugar aparece a deputada federal Tabata Amaral (PSB) com 7,5%, seguida por Kim Kataguiri, com 5,3%. Salles não aparece na pesquisa porque sua candidatura havia sido descontinuada. A pesquisa entrevistou 1.066 eleitores de São Paulo, com 16 anos ou mais, de 21 a 24 de setembro. A margem de erro é de até 3%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]