
Ouça este conteúdo
O empresário Mario Adler faleceu nesta sexta-feira, 30, em São Paulo, aos 86 anos. A causa da morte não foi divulgada. O sepultamento está marcado para este domingo, 1º de junho, no Cemitério Israelita do Butantã, na Zona Oeste da capital.
Filho dos imigrantes alemães Sigfried e Lizelote Adler, fundadores da Brinquedos Estrela, Mario seguiu o legado e o empreendedorismo dos pais, que chegaram ao Brasil em 1937, fugindo do regime nazista. Segundo o acervo do Memorial da Imigração Judaica, o casal desembarcou no país “praticamente sem nada nos bolsos”.
Adler teve papel decisivo no crescimento da indústria de brinquedos no Brasil. Tornou-se presidente da Brinquedos Estrela, e transformou a empresa em uma das maiores do setor no país. Permaneceu à frente da companhia até 1993, quando a vendeu.
Foi também o idealizador da celebração do Dia das Crianças no Brasil, data que se consolidou como uma das mais importantes para o comércio e a indústria.
Mario Adler atuou como diretor, doador e membro do conselho da Confederação Israelita do Brasil (CONIB). Em nota, a entidade lamentou sua morte: “A CONIB lamenta com profundo pesar a morte de Mario Adler e se solidariza com a família. Foi empresário incansável em sua atividade, líder comunitário e figura de grande destaque também na filantropia.”




