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Trem turístico

Governo de SP avança com concessão da Estrada de Ferro Campos do Jordão

Estrada de Ferro Campos do Jordão
Estrada de Ferro Campos do Jordão está desativada por falta de manutenção. (Foto: Divulgação/Governo do Estado de SP)

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O governo de São Paulo realizará duas audiências públicas para apresentar à população o projeto de concessão para modernização, preservação e exploração sustentável do Complexo Turístico Ferroviário da Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ). Essa etapa faz parte do processo que prevê o leilão na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) até o fim de 2025.

A primeira audiência ocorrerá de forma presencial em 19 de maio, às 11h, na Câmara dos Vereadores de Campos do Jordão. A segunda, no dia seguinte, será online. Além disso, a consulta pública para receber contribuições de cidadãos, empresas e especialistas está aberta até 23 de junho.

A EFCJ, que liga Campos do Jordão e Pindamonhangaba, passando por Santo Antônio do Pinhal, não está em funcionamento devido a uma série de furtos de cabos de energia que inviabilizaram a movimentação dos trens e do bonde da cidade.

A concessão, organizada pela Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado (SPI) dentro do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP), tem previsão de 24 anos de duração e inclui R$ 404 milhões de investimentos em obras de requalificação, implantação de infraestrutura, operação de serviços turísticos e conservação dos bens históricos e naturais da ferrovia.

O complexo da Estrada de Ferro Campos do Jordão compreende os 47 quilômetros da ferrovia em si, entre Campos do Jordão e Pindamonhangaba, além do Parque Reino das Águas Claras — com 38 mil metros quadrados —, o Museu de Memória Ferroviária, além de estações, oficinas e ativos culturais ao longo do trajeto.

Dentro desse complexo, a vencedora do leilão terá de elaborar e executar os projetos de engenharia, revitalizar as estações e áreas de visitação, fazer a manutenção dos trilhos e estruturas operacionais e gerir as atividades turísticas, culturais e de lazer.

Todo o investimento necessário na Estrada de Ferro Campos do Jordão, tanto inicial quanto para a manutenção ao longo do contrato, será de responsabilidade da concessionária, que ainda terá de pagar outorgas fixa e variável ao estado de São Paulo, além de encargos relativos à fiscalização do contrato.

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