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O governo de São Paulo e o governo federal formalizaram o convênio para publicação do edital da parceria público-privada (PPP) do túnel imerso Santos-Guarujá no dia 27 de fevereiro. O leilão da maior obra do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com investimentos em R$ 6 bilhões, está previsto para 1º de agosto. O projeto também faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos do estado de São Paulo (PPI-SP).
A Gazeta do Povo apurou que o edital e o leilão ficarão sob responsabilidade da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) após a disputa nos bastidores com o governo Lula pela “paternidade política” da obra, aguardada há mais de 100 anos na Baixada Santista.
O projeto foi anunciado em parceria, em fevereiro de 2024, durante evento no porto de Santos com a presença do presidente Lula (PT) e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Um ano depois, um novo encontro foi realizado para alinhamento da fase final de lançamento do edital e leilão, sendo que apenas o governo estadual ou a União poderiam assumir a reta final do projeto de concessão.
Assim, a Secretaria de Parcerias em Investimentos será a pasta responsável pelo edital e leilão da PPP no governo Tarcísio. O projeto executivo foi elaborado pelo governo de São Paulo e incorporado pelo Ministério dos Portos e Aeroportos para viabilização da obra por meio do PAC. O projeto aguarda a liberação do Tribunal de Contas da União (TCU).
Túnel será alternativa ao trajeto rodoviário de 40 minutos entre Santos e Guarujá
A estrutura terá 1,5 quilômetros de extensão, sendo 870 metros submersa para ligação seca entre as cidades de Santos e Guarujá. O canal marítimo recebe mais de 21 mil veículos diariamente nas travessias de balsas, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres, considerado um dos maiores fluxos do planeta nesse modal de transporte.
“Este é um projeto aguardado há décadas pela população da Baixada Santista. O túnel imerso vai reduzir as filas das balsas, melhorar a mobilidade urbana e garantir eficiência logística para o porto de Santos, fortalecendo a economia da região”, declarou o governador Tarcísio de Freitas.
A expectativa é que a ligação seja feita em poucos minutos entre as cidades pelo túnel no canal marítimo. Além da balsa, a outra opção atual é o trajeto rodoviário de 40 quilômetros que separa Santos e Guarujá. O túnel ainda terá três faixas de rolamento por sentido, com uma delas para a passagem do veículo leve sobre trilhos (VLT) e acesso para travessia de pedestres e ciclistas.








