• Carregando...
Janaina Paschoal
A ex-deputada estadual de São Paulo, Janaina Paschoal| Foto: Larissa Navarro/Divulgação Alesp

Afastada da política e decepcionada após não se eleger ao Senado nas últimas eleições, quando perdeu a disputa para o ex-ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações de Jair Bolsonaro, Marcos Pontes (PL), Janaina Paschoal foi convidada pelo partido Republicanos para disputar as eleições municipais em São Paulo no ano que vem. A advogada e professora da USP, filiada ao PRTB, foi a deputada estadual mais votada da história nas eleições de 2018, quando era filiada ao então PSL.

O convite do Republicanos, partido do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, foi feito para Janaina disputar uma vaga de vereadora na Câmara de São Paulo. Porém, como a sigla ainda não declarou apoio a nenhum candidato à prefeitura de São Paulo, há chances de Janaina entrar para o páreo ao Executivo ou, ainda, de fazer uma aliança com algum nome que irá disputar as eleições para prefeito. Apesar da preferência pessoal de Tarcísio à reeleição de Nunes, publicamente o governador ainda não declarou apoio a nenhum nome e afirmou a jornalistas, na última segunda-feira (10), que "quem for viável a gente abraça."

Há chances de o lançamento do nome de Janaina Paschoal ser uma jogada do Republicanos para conseguir mais apoio do prefeito Ricardo Nunes, que tem se sentido desconfortável com o partido devido à pressão por cargos na prefeitura, feita pelo presidente Marcos Pereira. O Republicanos está insatisfeito com Nunes após Milton Ferreira, um vereador do Podemos, ser prometido ao cargo de subprefeito do Itaim Paulista, visado pelo Republicanos.

Nunes, por sua vez, precisa de apoio para se reeleger nas eleições do ano que vem, tendo em vista que irá disputar com Guilherme Boulos (Psol), nome forte da esquerda. O ex-presidente Jair Bolsonaro, por exemplo, já declarou seu apoio a Ricardo Salles (PL).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]