
Ouça este conteúdo
O Instituto Sivis, em parceria com a Faculdade Belavista, realiza na próxima semana uma masterclass exclusiva sobre liberdade de expressão, reunindo alguns dos maiores especialistas do Brasil e do mundo no tema. O evento acontecerá em São Paulo (SP), de 14 a 17 de julho, com participação gratuita mediante inscrição pela plataforma Sympla.
A programação inclui aulas, palestras e debates sobre dilemas e perspectivas que moldam o debate atual acerca da liberdade de expressão – um dos pilares mais importantes da democracia. Entre os professores convidados está Jacob Mchangama, advogado dinamarquês e referência global em direitos humanos.
Ele chega no Brasil para divulgar o livro "Liberdade de expressão: de Sócrates às mídias sociais", que terá lançamento oficial em português durante a masterclass. Cada participante receberá gratuitamente um exemplar da obra.
O que esperar do livro sobre liberdade de expressão?
Em sua versão brasileira, a publicação de Mchangama terá prefácio de Madeleine Lacsko, colunista da Gazeta do Povo. “Eu considero esse livro um marco, não somente uma obra necessária. Ele é uma coisa rara, porque tem precisão acadêmica, fôlego narrativo e coragem intelectual”, adianta.
Ela continua: “A ideia de liberdade de expressão parece simples, mas é uma das mais complexas e ameaçadas pela contemporaneidade. Mchangama faz um passeio sobre o tema em dois milênios, desde a Grécia de Péricles até a internet das redes sociais.”
Madeleine se diz honrada em ter sido escolhida para fazer o prefácio. “A afinidade que eu tenho com ele vai além da minha admiração intelectual. Eu encontrei em seu livro um interlocutor que entende o campo de tensão em que muitos de nós vivemos”, diz. “A gente tem a necessidade de proteger a dignidade humana, sem abrir mão da liberdade de expressão.”
Quem participará da masterclass sobre liberdade de expressão?
Além de Mchangama, participam do evento Ana Luiza Braga (mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo), Carlos Affonso Souza (diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro) e Fernando Schüler (criador e curador do projeto Fronteiras do Pensamento).
“A masterclass de liberdade de expressão vem num momento crítico para o Brasil”, defende Jamil Assis, diretor de Relações Institucionais do Sivis. “Entendemos que é necessária uma discussão que atualize nossas noções sobre essa liberdade fundamental, levando em conta o novo cenário político e tecnológico do nosso país”, afirma.
Assis reforça que esse debate “precisa estar bem embasado no histórico e nos conceitos relacionados, com rigor e abertura ao dissenso.” Abaixo, a agenda completa do evento, que será realizado na Rua Cardeal Arcoverde, 563, em São Paulo.
Cronograma da masterclass
Segunda-feira (14/7)
- 19h: Abertura (Belavista e Instituto Sivis)
- 20h15: Coffee break
- 20h45: Aula com Jacob Mchangama
- 22h: Encerramento
Terça-feira (15/7)
- 19h: Aula com Ana Luiza Braga
- 20h15: Coffee break
- 20h45: Aula com Carlos Affonso Souza
- 22h: Encerramento
Quarta-feira (16/7)
- 19h: Palestra com Fernando Schüler
- 20h15: Coffee break
- 20h45: Sessão de debates
- 22h: Encerramento
Quinta-feira (17/7)
- 19h: Palestra com Jacob Mchangama
- 20h15: Lançamento do livro "Liberdade de expressão: de Sócrates às mídias sociais
- 21h: Encerramento
Liberdade de expressão integra as convicções da Gazeta do Povo
A Gazeta do Povo acredita que a liberdade de expressão é indispensável para qualquer sociedade democrática, pois garante o debate de ideias, a cobrança de governantes e a manifestação de opiniões diversas, ainda que incômodas ou críticas.
Em um editorial sobre o tema, o jornal destaca as ideias do filósofo holandês Baruch Spinoza, que afirmava: “Se cada homem, por um inalienável direito natural, é mestre de seus próprios pensamentos, consequentemente os homens, que pensam de formas diversas e contraditórias, não podem, sem resultados catastróficos, ser coagidos a falar apenas de acordo com o que é ditado pelo poder supremo.”
O editorial também destaca que a liberdade de expressão exerce um papel fundamental na garantia da dignidade humana, permitindo que cada indivíduo conquiste sua autonomia espiritual e intelectual por meio da manifestação de sua criatividade.
Clique e leia o editorial completo.
VEJA TAMBÉM:
- Nikolas Ferreira e Ana Campagnolo celebram valores e cultura em Curitiba

- Liberdade de expressão: a crítica jornalística e os limites do humor

- Instagram apaga post de pastor sobre censura religiosa: “Amanhã pode ser um pregador”

- Moraes diz que redes sociais fizeram lavagem cerebral sobre liberdade de expressão





