Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Seguranç

Nunes enfrenta resistência de vereadores para mudar nome da Guarda para Polícia

Guarda Civil Metropolitana
Ricardo Nunes quer mudar nome da Guarda Civil Metropolitana para Polícia Municipal. (Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo)

Ouça este conteúdo

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), esperava que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) tivesse mudado de nome para Polícia Municipal na semana passada. Entretanto, vereadores de oposição e mesmo da base do prefeito não chegaram a um acordo e a discussão sobre o assunto ficou para depois do carnaval.

Com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de permitir aos guardas municipais trabalharem com policiamento ostensivo e realizarem prisões em flagrante, Nunes tentou acelerar a mudança do nome ao resgatar um projeto de 2019 que havia sido aprovado em primeira votação — a proposta é da vereadora Edir Sales (PSD). Os vereadores Rubinho Nunes (União) e Luna Zarattini (PT), porém, protocolaram substitutivos que adiaram a tramitação.

Segundo o vereador Rubinho, a mudança para polícia não deve ser apenas simbólica e deve ser acompanhada de outras questões ligadas às novas atribuições, como adicional de periculosidade, assistência jurídica e seguro de vida. Durante a sessão da última quinta-feira (27), o vereador do União disse que a mudança não pode ser "apenas uma peça publicitária".

A expectativa de Nunes é de que o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Teixeira (União), convoque uma sessão extraordinária na quinta-feira (6) para apreciar o tema.

Ignorando o adiamento da votação do projeto, o prefeito chamou guardas de policiais no sábado (1º). "Temos aqui 853 policiais municipais", disse em entrevista durante o desfile do carnaval na capital paulista. Nas redes sociais, Nunes voltou a falar que "policiais municipais" estão na rua durante o carnaval em uma ação coordenada a partir da Central de Monitoramento Smart Sampa.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.