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Confira na Gazeta do Povo a mais recente pesquisa eleitoral para a prefeitura de São Paulo.
Confira na Gazeta do Povo a mais recente pesquisa eleitoral para a prefeitura de São Paulo.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo.

O Instituto Paraná Pesquisas aponta que se a eleição municipal em São Paulo fosse hoje, o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) estaria tecnicamente empatado com o deputado federal Guilherme Boulos (Psol) na disputa. A também deputada federal Tabata Amaral (PSB) aparece na terceira colocação nos cenários de pesquisa estimulada.

O levantamento espontâneo indicou ainda que a maioria dos moradores de São Paulo, quando são questionados sem a apresentação de um nome pelos entrevistadores, ainda não sabe em quem votará. A pesquisa foi realizada entre 13 e 18 de março na capital paulista (confira a metodologia abaixo). Veja os números a seguir.

Pesquisa eleitoral para prefeitura de São Paulo

Espontânea (sem apresentação de lista)

Se as eleições para prefeito de São Paulo fossem hoje, em quem o(a) Sr(a) votaria?

  • Ricardo Nunes (MDB): 10,7%
  • Guilherme Boulos (Psol): 9%
  • Tabata Amaral (PSB): 1,2%
  • Kim Kataguiri (União Brasil): 0,7%
  • Fernando Haddad (PT): 0,2%
  • Marina Helena (Novo): 0,2%
  • Outros nomes citados: 0,9%
  • Ninguém/Branco/Nulo: 7%
  • Não sabe/Não respondeu: 70%

Estimulada 1 (com lista de candidatos)

Se as eleições para prefeito de São Paulo fossem hoje e os candidatos fossem esses, em quem o(a) Sr(a) votaria?

  • Ricardo Nunes (MDB): 32%
  • Guilherme Boulos (Psol): 30,1%
  • Tabata Amaral (PSB): 9,6%
  • Marina Helena (Novo): 5,9%
  • Kim Kataguiri (União Brasil): 5,7%
  • Altino (PSTU): 1%
  • Nenhum/Branco/Nulo: 9,6%
  • Não sabe/Não respondeu: 6,1%

Estimulada 2 (com lista de candidatos)

Se as eleições para prefeito de São Paulo fossem hoje e os candidatos AGORA fossem esses, em quem o(a) Sr(a) votaria?

  • Ricardo Nunes (MDB): 34,3%
  • Guilherme Boulos (Psol): 30,6%
  • Tabata Amaral (PSB): 10,5%
  • Marina Helena (Novo): 6,3%
  • Altino (PSTU): 1,3%
  • Nenhum/Branco/Nulo: 10,3%
  • Não sabe/Não respondeu: 6,7%

Estimulada 3 - Segundo turno

Em um eventual segundo turno entre Ricardo Nunes e Tabata Amaral em quem o(a) Sr(a) votaria para prefeito de São Paulo?

  • Ricardo Nunes (MDB): 48,4%
  • Tabata Amaral (PSB): 30%
  • Nenhum/Branco/Nulo: 14,1%
  • Não sabe/Não respondeu: 7,5%

Estimulada 4 - Segundo turno

Em um eventual segundo turno entre Guilherme Boulos e Tabata Amaral em quem o(a) Sr(a) votaria para prefeito de São Paulo?

  • Guilherme Boulos (Psol): 43,3%
  • Tabata Amaral (PSB): 34,3%
  • Nenhum/Branco/Nulo: 15,8%
  • Não sabe/Não respondeu: 6,6%

Estimulada 5 - Segundo turno

Em um eventual segundo turno entre Guilherme Boulos e Ricardo Nunes em quem o(a) Sr(a) votaria para prefeito de São Paulo?

  • Ricardo Nunes (MDB): 46%
  • Guilherme Boulos (Psol): 39,1%
  • Nenhum/Branco/Nulo: 9,5%
  • Não sabe/Não respondeu: 5,4%

Metodologia: 1.350 entrevistados pessoalmente, pelo Paraná Pesquisas, entre os dias 13 e 18 de março de 2024, na cidade de São Paulo. A pesquisa foi contratada pelo Instituto Paraná de Pesquisas e Análise de Consumidor Ltda. Confiança: 95%. Margem de erro: 2,7 pontos percentuais. Registro no TSE nº SP-05177/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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