• Carregando...
PL quer eleger 200 prefeitos em São Paulo e 1.000 no Brasil em 2024
PL quer eleger 200 prefeitos em São Paulo e mil no Brasil em 2024.| Foto: Divulgação/PL

Um dos assuntos abordados pelo presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, na reunião desta segunda-feira (26) com a bancada do partido e a presença de Jair Bolsonaro (PL), na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), foi a importância de intensificar as campanhas de filiação ao partido por todo o estado paulista. Os deputados foram cobrados para realizarem eventos políticos em seus redutos eleitorais, de acordo com a apuração da Gazeta do Povo.

A meta do PL é eleger 200 prefeitos em São Paulo, na eleição municipal de 2024. Esse número impulsionaria o objetivo nacional de conquistar mil prefeituras em todo o Brasil no ano que vem, com foco de vencer nas principais capitais. Essa é uma das estratégias para facilitar a campanha para presidente em 2026. Caso o partido concretize o planejado, Valdemar entende que o caminho estará “asfaltado” e teria palanque político nos principais colégios eleitorais.

Após o pedido do presidente do PL, reforçado por Bolsonaro, as campanhas de filiação começaram a ser marcadas pelos deputados estaduais e federais. No próximo sábado (1) haverá um evento político do partido na Câmara de Vereadores de Sorocaba. São esperados Guilherme Derrite, secretário estadual de Segurança Pública de SP, e Carlos Cezar, líder do PL na Alesp.

De acordo com os dados do próprio partido, o PL tem o comando de 39 prefeituras em São Paulo. Isso corresponde a apenas 6% dos 645 municípios do estado. Valdemar almeja controlar 30% das cidades de São Paulo. Para isso, o partido precisa aumentar em cinco vezes a posição atual.

Para Isac Félix (PL), vereador e presidente do partido em São Paulo, o brasileiro fez da legenda uma potência nacional e isso pode ser potencializado. “As campanhas de filiação serão intensificadas. O povo brasileiro fez do PL o maior partido do Brasil”. O vereador lidera algumas campanhas de filiação em São Paulo para promover a legenda.

Maiores partidos do Brasil em número de filiados

Segundo estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Partido Liberal possui 770.228 filiados pelo Brasil. São Paulo lidera o ranking com mais de 140 mil, seguido por Minas Gerais, com 91 mil, e pelo Rio de Janeiro, com pouco mais de 50 mil filiados.

Com a chegada de Jair Bolsonaro ao PL, a expectativa de Valdemar em 2022 era atingir um milhão de filiados, porém o número ficou bem longe do objetivo. Por isso, o partido vem reforçando as campanhas de filiação por todo o Brasil para atingir a marca no pleito municipal de 2024.

Ainda de acordo com os números do TSE, o partido que mais possui filiados no Brasil é o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), com mais de dois milhões de pessoas em todo o território nacional. Na segunda colocação está o Partido dos Trabalhadores (PT), com 1.623.546. Fechando o pódio está o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), com um total de 1.327.446 filiados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]