
Ouça este conteúdo
O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), publicou um decreto nesta segunda-feira (20) no qual estabelece diretrizes para a promoção de relações institucionais entre o Município de Sorocaba e estados, municípios e entidades governamentais dos Estados Unidos. A publicação coincide com a posse de Donald Trump como presidente dos EUA.
Em uma publicação em seu perfil oficial no Instagram, o prefeito foi mais enfático, convidando o presidente norte-americano para vir a Sorocaba e afirmando que o decreto dá “livre trânsito” entre o município e os EUA.
“Estou redigindo um decreto onde os políticos, empresários, estudantes, inclusive para intercâmbio, vão poder utilizar da estrutura de Sorocaba para troca de experiências com aquele país. E os políticos [dos EUA] e empresários também serão muito bem-vindos, podendo se utilizar de Sorocaba para trocar conhecimentos com o Brasil”, declarou.
Para Manga, os EUA vão viver um momento de grande prosperidade no novo mandato de Trump à frente da Casa Branca. “Nós não queremos perder essa oportunidade”, reforçou o prefeito, que enfatizou o convite: “Trump, pode vir para Sorocaba!”.
Na prática, decreto permite formação de parcerias da prefeitura de Sorocaba com entidades dos EUA
Não há nenhuma referência no decreto sobre o alegado “livre trânsito” entre Sorocaba e os Estados Unidos. Na prática, o texto legal permite que o município celebre parcerias com entidades governamentais, empresariais e acadêmicas dos Estados Unidos.
Entre os objetivos de tais parcerias estão a promoção do desenvolvimento econômico; a troca de experiências e boas práticas em tecnologia e governança pública; realização de intercâmbios; construção de agendas conjuntas e fortalecimento dos laços de amizade entre os povos norte-americano e sorocabano.
Para atingir tais objetivos, o decreto possibilita que a prefeitura de Sorocaba crie comitês ou grupos de trabalho; realize encontros, seminários e outras atividades de integração com parceiros dos EUA e busque apoio e colaboração de organismos internacionais, quando cabível.
VEJA TAMBÉM:
- Trump toma posse em busca de lugar na galeria dos grandes presidentes da história

- Papa Francisco pede que Deus guie Trump na “promoção da paz” e “reconciliação entre os povos”

- Líderes mundiais parabenizam Trump após posse como novo presidente dos EUA

- “A era de ouro dos EUA começa agora”, diz Trump em discurso como novo presidente





