Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Decisão do TSE

Processo que pode tornar Carla Zambelli (PL) inelegível vai para Justiça Eleitoral de SP

Processo que pode tornar Carla Zambelli (PL) inelegível por oito anos vai para a Justiça Eleitoral de SP
Processo que pode tornar Carla Zambelli (PL) inelegível por oito anos vai para a Justiça Eleitoral de SP. (Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Benedito Gonçalves decidiu, na segunda-feira (10), que a ação que pode tornar a deputada Carla Zambelli (PL-SP) inelegível pelos próximos oitos anos deve tramitar na Justiça Eleitoral de São Paulo.

O processo foi movido pelos deputados Glauber Braga (PSOL-RJ) e Sâmia Bomfim (PSOL-SP), em novembro do ano passado. Os parlamentares acusam Zambelli de disseminar fake news sobre as urnas eletrônicas e o processo de votação.

A defesa de Zambelli havia pedido para o caso ser julgado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os advogados embasaram a solicitação na conexão com outros processos que tratam sobre a mesma questão.

"Não se justifica a concentração, na Corregedoria-Geral Eleitoral, de todas as ações ajuizadas em quaisquer unidades da federação a respeito de fatos assemelhados, em prejuízo à tramitação célere das ações relativas ao pleito presidencial", atestou o ministro Benedito Gonçalves.

Agora, o processo fica a cargo do juiz Silmar Fernandes, que é o corregedor regional eleitoral de São Paulo. A reportagem da Gazeta do Povo entrou em contato com a equipe da deputada Carla Zambelli, mas não obteve retorno até a publicação deste texto.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.