O governo de São Paulo divulgou nesta sexta-feira (10) um projeto para a construção de uma terceira pista na Rodovia dos Imigrantes (SP-160), uma das principais vias de ligação entre a capital do estado e o litoral paulista. A iniciativa pretende desafogar o trânsito, especialmente em períodos de grande movimentação, como feriados e temporadas de férias.
O novo trecho, projetado para 21,5 quilômetros de extensão na região de serra, contará predominantemente com túneis, que somam 17 quilômetros — cerca de 80% do trajeto. Também estão previstos 4 quilômetros de viadutos, incluindo um túnel com 6 quilômetros de extensão. A estrutura terá duas faixas de rolamento e um acostamento reversível, que poderá ser utilizado como faixa adicional de tráfego em situações de maior demanda.
A terceira pista começará no quilômetro 43 da Rodovia dos Imigrantes, permitindo integração com o Rodoanel Mário Covas (SP-021). Na Baixada Santista, a conexão será no quilômetro 265 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055), próximo ao Polo Industrial de Cubatão. A nova rota também facilitará o acesso às margens direita e esquerda do porto de Santos, um dos principais polos de logística do país.
Com a implementação, espera-se um aumento de 25% na capacidade de tráfego no sistema Anchieta-Imigrantes. Para veículos pesados, a ampliação chegará a 145% na capacidade de descida, segundo o governo estadual.
"O grande impacto será para desafogar a Anchieta, pois pela pista existente hoje da Imigrantes não pode descer caminhão nem ônibus. A nova pista terá a declividade necessária para descer caminhão, que por enquanto utiliza somente a Anchieta", afirmou o secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.
O traçado do projeto e os pontos de conexão foram definidos com base em critérios técnicos aplicados nos maiores empreendimentos de infraestrutura do Brasil. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a concessionária Ecovias.
A partir do anúncio, a concessionária iniciará a elaboração do projeto funcional. Em seguida, serão elaborados os projetos básico e executivo, que detalharão aspectos técnicos, prazos de execução e custos. Em paralelo, segue o processo de licenciamento ambiental, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2026.
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